Nos últimos meses, a Controladoria-Geral da União (CGU) monitorou a aplicação dos recursos federais repassados a estados e municípios para combater o novo coronavírus. O objetivo é identificar possíveis irregularidades e atuar quando verificada a ocorrência de fraudes, garantindo que o recurso seja empregado, de fato, em ações de enfrentamento à doença. Além disso, a partir de demanda do Ministério da Saúde, instituiu grupo de trabalho para análise preventiva das contratações emergenciais que estão sendo feitas para o enfrentamento da crise.
A CGU, por intermédio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), adotou medidas em função da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, que incluem a criação de um canal exclusivo na plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias, sugestões e outras manifestações de ouvidoria sobre a prestação dos serviços públicos relacionados ao enfrentamento da crise. Esses relatórios foram importantes para subsidiar ações do Comitê Interministerial de Crise da Covid-19 (foto).
E, com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de integridade pública, a CGU, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordenou o projeto que escolheu os Valores do Serviço Público Federal.