‘Queixa-crime’: Documento relaciona 10 possíveis crimes de Gilmar Mendes no STF

Um documento atribuído ao advogado Luís Carlos Crema, do Distrito Federal, apresenta ao presidente do STF, Dias Toffoli, uma queixa-crime contra o ministro Gilmar Mendes pela suposta prática de crimes enquanto ministro da Suprema Corte. O documento, datado de 7 de novembro de 2019, veio a público na sexta (15) pelo site O Antagonista e pelo especialista em investimentos Leandro Ruschell em sua conta no Twitter.

A suposta queixa-crime apresentada, que poderia servir de base para a instauração de ação penal contra o ministro, imputa-lhe, com vasto conjunto probatório, a prática dos crimes de associação criminosa, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa, fraude processual, favorecimento processual, exploração de prestígio, abuso de autoridade, crime contra o sistema financeiro nacional e inexistência de licitação.

O documento de 89 páginas circula na internet e tem impulsionado a adesão popular às manifestações marcadas para domingo (17) que pedem o impeachment de Mendes. Confira aqui a íntegra do documento.

Até o momento, não conseguimos verificar se o documento foi de fato protocolado no Supremo Tribunal Federal.

Luis Carlos Crema

Crema tem experiência em pedidos de impeachment. Já apresentou cinco representações contra a então presidente Dilma na Câmara. Em 2006, ele pediu o afastamento de Lula e, dois anos depois, da própria Dilma, quando ela era ministra da Casa Civil. Em março de 2019, em conjunto com Modesto Carvalhosa, entrou com um pedido de impeachment contra Gilmar Mendes acusando o ministro do STF de exercer atividade político-partidária e de praticar procedimentos incompatíveis com a honra do cargo que ocupa.

Retirada de matéria do ar

O site O Antagonista publicou matéria repercutindo o documento, porém retirou a publicação do ar horas depois sem explicação ou sem motivo aparente. Questionamos a conta oficial do site no Twitter para esclarecer o motivo a despublicação mas também não obtivemos resposta.

Assim que recebermos resposta ou manifestação sobre os fatos atualizaremos esta matéria.

10 thoughts on “‘Queixa-crime’: Documento relaciona 10 possíveis crimes de Gilmar Mendes no STF

  1. Como Bolsonaro consegue governar com esse governo paralelo ditatorial da esquerda INSTALADO??? Que Deus nos proteja !!!

  2. O partido APB – Aliança pelo Brasil será bem aceito pelo respeito aos seus objetivos principais em favor do povo e do Brasil. Tendo assim o mdu apoio e do povo tão sofrido com a política criminosa antes no poder e qud ainda necessita de uma limpeza mais profunda da sujeira ainda visível!

  3. O partido APB – Aliança pelo Brasil será bem aceito pelo respeito aos seus objetivos principais em favor do povo e do Brasil. Tendo assim o mdu apoio e do povo tão sofrido com a política criminosa antes no poder e qud ainda necessita de uma limpeza mais profunda da sujeira ainda visível! Quero ressaltar de que nunca postei esse comentário em lugar algun da midia ele e de primeira mão!

  4. Como o presidente #bolsonaro vai conseguir governar com #toffoli agindo dessa forma querendo informação de movimento financeiro de politicos e empresarios p/ fazer chantagem #prisãodetoffoli ou #impeachmentdetoffoli #impeachmentdegilmar

    1. Também concordo, o Tofoli com esse documento em mãos, fará reféns pesares políticos corruptos, não vejo saída, a não ser o AI-5

  5. Como podemos chamar o nosso sistema de Democracia se os ministros do STF são viciados por presidentes para julgá-los!!??…isso aqui é uma ditadura do PT,PSol,PMDB,PSDB……o Sr Presidente Bolsonaro é o que menos tem poder!….onde já se viu isso??….Gilmar atende os ex- presidente Fernando Henrique Cardoso…está blindando os políticos do PSDB….o Toffoli , Melo, Rosa,Levandovsk…bilndam a turma do PT…..
    O STF é uma piada de mal gosto,!!…qto do nosso suado dinheirinho para pagar a fortuna que eles ganham mais 203 funcionários por ministro….para eles cagarem na nossa cabeça!!! Essa coisa surreal chamada STF.
    Precisa acabar!!!… até quando eles vão sugar nossas vidas!!!!..agora com essa resolução de não prender na segunda instância….agora sim!! Nós não teremos futuro!!. porque a roubalheira será oficial assim como o fundo eleitoral!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *