Escola de Itacajá comemora avanço no ensino com quatro estudantes com nota superior a 900 na redação do Enem

A equipe do Colégio Estadual de Itacajá comemorou, com a comunidade escolar, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual quatro estudantes alcançaram notas superiores a 900 pontos na redação. A aluna Juliana Ferreira Maciel, de 17 anos, alcançou a nota 940; Alfredo de Souza Aguiar Neto, de 18 anos, obteve a nota 920; a estudante Luana Soares conseguiu a nota 960 e Raika Oliveira Lopes obteve 920 pontos. Outros sete estudantes também alcançaram excelentes resultados na prova do Enem.

A diretora Klenes Pereira dos Santos Pinheiro atribui esse avanço que a escola está apresentando no ensino e na aprendizagem, inicialmente, ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e, atualmente, à experiência com o programa Novo Ensino Médio. Ela explica que a escola apostou em ações como realizar simulados do Enem e aulas específicas com materiais para as avaliações externas. Além disso, os professores utilizaram em sala de aula os materiais preparados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o programa #ToNoEnem.

A estudante Juliana Ferreira Maciel revelou que fazia redações constantemente. “Eu produzia dois textos por semana e levava para correção. Usava uma plataforma on-line e sempre consultava a minha professora de Língua Portuguesa. Ao longo do ano, evoluí muito e pude ver o resultado de todo esse esforço quando saiu a minha nota. Além disso, prestar atenção nas aulas de história foi essencial para que eu saísse do senso comum na hora de elaborar a redação”, esclarece.

O estudante Alfredo de Souza Aguiar Neto destacou o foco para os estudos. “Sempre participei das ações que o Colégio oferecia, como os cursinhos de redação, que nos ajudaram muito nas dúvidas e nos métodos de conseguir uma boa nota. Também produzia muitas redações”, frisa. Ele conta que não tem a prática de ler livros, mas gosta de assistir séries, filmes e videoaulas. “Esses estudos me ajudaram a conseguir mais repertório por abordarem temas variados”. Ele vai tentar uma vaga para o curso de Ciência da Computação.

Além dos quatro estudantes, a escola está homenageando os estudantes Kevenny Souza Coelho, com nota 760 na redação; Iara Alves de Souza, nota 800; Islane Carreiro Lopes, com 800; Kaique Medeiros Souza, nota 800; Eduardo Castro de Oliveira, nota 740; e Elaine Rodrigues Campos, com a nota 780.

Fonte: Governo do Tocantins