No mês do Carnaval, Rio recebe 100 mil turistas em cruzeiros marítimos

O Píer Mauá, no Rio de Janeiro, vai receber em fevereiro, mês do Carnaval, 12 transatlânticos com aproximadamente 100 mil turistas. Desse total de embarcações, oito são internacionais, o que representa o maior número dos últimos 20 anos. Os dados foram divulgados pela concessionária responsável pela gestão do Terminal Internacional de Cruzeiros do Rio de Janeiro. A previsão do Píer Mauá é de uma injeção de quase R$ 120 milhões na economia da cidade neste mês.

Os turistas que chegam ao Rio durante a temporada de cruzeiros marítimos se deparam com uma estrutura com balcões de check-in (registro de entrada), lojas, lanchonete, serviços de câmbio, telefonia, internet, posto médico, farmácia, quiosque de informações turísticas e de serviços como táxis pré-pagos.  Os espaços são climatizados e operam dentro de padrões internacionais de segurança. “Isso é muito importante para nós, porque não só o terminal se modernizou e se preparou para receber, mas toda a cidade está recebendo bem o turista”, diz Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá.

TEMPORADA – De outubro de 2019 até abril de 2020 serão no total 112 atracações e 37 navios, sendo 27 internacionais e 10 nacionais chegando ao Píer Mauá. Na última temporada (2018/2019), o Pier Mauá recebeu 100 atracações, com a média de 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para essa temporada houve um aumento de 12 atracações, o número de navios aumentou em 10 e a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil, o que representa um aumento de 12% em relação à temporada anterior. O número de navios internacionais também aumentou passando de 19 para 27.

CRUZEIRO EM RIOS – A capital do Amazonas é outra cidade com aumento no fluxo de cruzeiros pelos rios locais, fomentando a economia e gerando emprego e renda. Na última sexta-feira, quase três mil turistas desembarcaram no Porto de Manaus no maior navio da temporada. Os turistas foram recebidos com uma prévia do carnaval. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) preparou um pocket-show com ritmistas, baianas e passistas da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade. Esta é a maior embarcação da temporada 2019/2020 a navegar pelos rios amazonenses. Ao todo, sete navios dos 16 previstos para atracar na capital já passaram pelo estado, trazendo aproximadamente 12 mil visitantes de diferentes nacionalidades.

Para a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, a vinda de um único cruzeiro com quase três mil turistas impacta diretamente em mais de 50 segmentos da economia amazonense. “É importante dizer que toda a cadeia de operadores de turismo é impactada. A nossa economia é movimentada, com a área de receptivo, dos operadores, da gastronomia, comércio e cultura. Enfim, a vinda de quase três mil turistas em um único cruzeiro reflete diretamente na economia do estado e em toda a cadeia do turismo”, comentou.

Fonte: Ministério do Turismo