Risoterapia leva sorrisos aos pacientes internados no Hospital Geral de Palmas

Se dedicar ao próximo é um dom incrível de diversos voluntários que realizam ações durante o ano inteiro em prol de pacientes. Com jaleco branco, adereços coloridos, nariz de palhaço e muita música, o grupo Risoterapia encantou pacientes, acompanhantes e servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), nesse sábado, 15.

O grupo atua no HGP há cinco anos, levando alegria e sorrisos a diversos rostos, por alguns momentos minimizando a seriedade da rotina hospitalar. “Essa ação nos traz a certeza de que recebemos muito mais do que doamos. Mesmo sendo por um curto período de tempo [uma vez por semana], nossas vidas têm mudado de forma incrível, nos humanizando, tocando os nossos corações e nos motivando a ajudar mais vidas a cada dia”, declarou a voluntária Ana Caroline Viana Garcia.

Ana Caroline ainda acrescenta que “nosso sentimento é de imensa gratidão por ter a oportunidade de realizar este trabalho e poder, ainda que de forma tão pequena, levar alegria em um momento difícil, tantas vezes de solidão, dor e falta de esperança”.

A responsável pelo Serviço de Apoio ao Usuário e Voluntário do HGP, Goiamara Borges, só tem gratidão aos voluntários. “Cada um contribui com seu tempo, talento, dom e amor. Assim, faz a diferença para pacientes, acompanhantes e servidores na nossa unidade”, enfatizou.

A paciente Agripina Maria de Jesus, de 70 anos, realiza tratamento no HGP e adorou a visita do grupo. “Achei o trabalho bonito, engraçado e dei muitas risadas. Alegrou todos que estavam perto de mim. É muito bom, isso distrai nossa realidade como pacientes”, comentou.

Dom de fazer a diferença

A unidade conta com mais de 200 voluntários ativos cadastrados, incluindo visitadores hospitalares, grupos lúdicos, massoterapeutas, cabeleireiros, músicos e membros da capelania (religiosos). Somente em 2019, o HGP capacitou mais de 129 novos voluntários.

Para se tornar um voluntário, é necessário participar de um curso ofertado pelo HGP, realizado duas vezes por ano, o interessado tem a oportunidade de ter o contato com os procedimentos e as normas de acesso ao hospital. Para mais informações, o aspirante deve entrar em contato pelo telefone (63) 3218-7898.

Fonte: SECOM/TO