Procon destaca cuidados para quem vai curtir o carnaval

Animação é o que não falta para quem já está em ritmo de Carnaval. A festa, que começa oficialmente em poucos dias, promete movimentar a economia. Para garantir que o consumidor não seja lesado, o Procon Tocantins destaca alguns direitos para quem vai curtir a folia.

“Muitos tocantinenses já estão curtindo os famosos esquentas, ou seja, as tradicionais festas do pré-carnaval. Nesse sentido, nossa orientação é que o consumidor fique atento antes de realizar compras e viajar”, destacou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

O órgão de Proteção e Defesa aos Direitos do Consumidor ressalta que o folião deve ficar atento na hora de comprar adereços, fantasias, ingressos e também na hora de viajar.

Fantasias e abadás

Ao comprar fantasias e abadás, pesquise os melhores preços e formas de pagamento. Nada de comprometer o orçamento e se endividar. E muita atenção com as crianças. Compre sempre produtos com o selo do Inmetro, principalmente, brinquedos que serão usados pela garotada. Olhe a idade recomendada.

Pacotes de festa

É válido ficar atento também a tudo que está sendo oferecido nos pacotes de festa. Informe-se antes sobre bebidas e comidas estarem inclusas. A oferta deve ser cumprida.

A compra é caracterizada como prestação de serviço, caso não seja cumprido o contrato, o consumidor tem direito à indenização e à restituição do valor pago. Ou se faltar algum produto oferecido, o consumidor poderá pedir abatimento do valor que pagou.

Passagens aéreas

O Procon Tocantins informa ainda que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Resolução n° 400), assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contando a partir do momento em que houve o atraso, o cancelamento ou a preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc). A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc). A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. 

Viagem de ônibus

Já para quem vai viajar de ônibus, e o mesmo atrasar em uma hora ou mais, o consumidor pode exigir a restituição do valor do bilhete ou pedir um serviço equivalente para o mesmo destino. E, em caso de optar por viajar com outra viação, sua passagem deve ser gratuita.

No caso do atraso ou da interrupção da viagem ser culpa da empresa de ônibus e passar de 3 horas, o passageiro terá o direito de receber alimentação, e se a viagem não prosseguir no mesmo dia, a viação deve fornecer hospedagem.  

 Alimentação segura

Não coloque sua saúde em risco. Compre alimentos em locais seguros e protegidos de poeira ou umidade. As temperaturas elevadas aumentam as chances de problemas com a alimentação.

Verifique ainda a validade e a qualidade da embalagem, em casos de bebidas como latas. Não devem estar violadas ou amassadas.

Hidratação e pele

Beba muita água mineral, água de coco e suco. Certifique-se de que a embalagem está bem lacrada e em perfeita condição. A festa também ocorre durante o dia. Use muito protetor solar, coloque chapéus e evite exposição prolongada ao sol.

Exija a nota fiscal

É importante exigir a nota fiscal, o documento pode ser necessário para eventuais reclamações, assim como informes publicitários, contratos e prestações de serviços.

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Disque 151 ou utilize nosso Whats Denúncia (63)  9216-6840.

Fonte: SECOM/TO