Corpo de Bombeiros Militar recebe novos e modernos equipamentos de salvamento e resgate

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) recebeu, na manhã desta terça-feira, 18, na sede do 1º Batalhão, em Palmas, novos equipamentos adquiridos pela corporação por meio de convênio federal com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento representa a chegada de uma série de itens, seguida do treinamento dos bombeiros militares que vão operar esses equipamentos nos serviços de emergência 24 horas.

Com a aquisição, o CBMTO reforça a lista de equipamentos de ponta, com grande aporte tecnológico para melhorar os resultados das ações de salvamento, de salvamento em ambiente confinado e mergulho. Os itens são importados da Holanda e, além das explicações sobre cada equipamento, o representante da empresa importadora mostrou na prática como cada item funciona.

Ao todo, são oito conjuntos de desencarceradores leves, cada kit contém um moto bomba, ferramenta hidráulica combinada, mangueiras e cilindro telescópico; e três conjuntos de desencarceradores pesados, com ferramenta hidráulica de separação, tesoura corta pedal, duas tesouras, moto bomba, ferramenta hidráulica combinada, mangueiras e cilindro telescópico. 

Entre os novos itens há também três compressores de ar respirável, sendo um deles portátil, que possibilita seu transporte para os locais de operação. Com capacidade para 270 litros de ar por minuto, os outros dois compressores representam rapidez na recarga dos cilindros de ar usados pelos bombeiros militares tanto nas ações de mergulho quanto no resgate em locais confinados e em combate a incêndio.

Distribuição

Segundo o major Jairon Fernandes Soares, comandante da Companhia de Manutenção do CBMTO, cada Batalhão e Companhia de Bombeiros Militar enviou dois representantes para o treinamento.

O major relata ainda que a nova compra coloca a corporação em patamar diferenciado, com a população recebendo melhores resultados nas ocorrências que precisam de equipamentos especiais desse porte.“Esses equipamentos representam mais segurança, agilidade e rapidez para os bombeiros na hora de uma ação de desencarceramento de vítimas presas em veículos. Essa aquisição é de grande importância para a sociedade”, afirma.

Os novos equipamentos serão distribuídos para as unidades instaladas nas margens das rodovias, nos municípios de Palmas, Paraíso do Tocantins, Colinas, Araguaína e Gurupi.

Fonte: SECOM/TO