25 fatos que indicam que o Partido Comunista Chinês é o responsável pela pandemia de Covid-19

O jornalista Rodrigo da Silva, fundador do site Spotniks, reuniu 25 matérias divulgadas na imprensa internacional que comprovariam a tese de que o Partido Comunista Chinês seria o responsável pela pandemia da doença causada pelo coronavírus. Um série de omissões de informações e ações repressivas a jornalistas logo no início do aparecimento dos casos corroboram para esta tese.

Confira a seguir. Será necessário ativar a tradução, pois os links estão no original para preservar a originalidade das matérias.

1. De acordo com oficiais chineses, o primeiro caso de COVID-19 aconteceu no dia 19/11/19 e o primeiro indivíduo a testar positivo para a doença apresentava sintomas em 8/12/19. Segundo o The Lancet, o paciente zero foi exposto ao vírus no dia 1/12/19.

Fonte: https://www.msn.com/en-us/news/world/the-first-covid-19-case-originated-on-november-17-according-to-chinese-officials-searching-for-patient-zero/ar-BB119fWJ

2. A falta de condições sanitárias de um mercado de animais silvestres em Wuhan, prática comum num país que não oferece segurança alimentar, foi fundamental para o surto. Só depois do SARS-CoV-2, tardiamente, o governo chinês prometeu acabar com a prática.

Fonte: https://edition.cnn.com/2020/03/05/asia/china-coronavirus-wildlife-consumption-ban-intl-hnk/index.html

3. Um artigo publicado em 2007 por médicos de Hong Kong já alertava que havia reservatório de coronavírus em morcegos e que o hábito do sul da China de “comer mamíferos exóticos” era uma “bomba relógio”. Mas essa bomba não se resume à vigilância sanitária.

Fonte: https://cmr.asm.org/content/20/4/660

4. A China é uma ditadura comunista em liberdade de expressão, de imprensa, política e religiosa, com opositores e ativistas de direitos humanos reiteradamente presos, torturados e condenados a campos de reeducação. Foi nesse país que o SARS-CoV-2 se espalhou.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/human-rights-watch-china-ve-os-direitos-humanos-como-uma-ameaca-existencial-24189913

5. Em 2002, as informações sobre um outro coronavírus, o SARS-CoV, foram reprimidas pela ditadura chinesa, condenando centenas de pessoas à morte. Tardiamente, o Partido Comunista admitiu os erros e demitiu o ministro da Saúde e o prefeito de Pequim.

Fonte: https://www.nytimes.com/2003/04/21/world/the-sars-epidemic-epidemic-china-admits-underreporting-its-sars-cases.html

6. Como a preocupação de ditaduras é com a estabilidade do regime, e não com o bem-estar da população, sem enfrentar grandes resistências, o governo chinês teve com o SARS-CoV-2 os mesmos incentivos para novamente negligenciar uma pandemia de coronavírus.

Fonte: http://www.ejinsight.com/20200124-why-the-dictatorship-makes-a-deadly-virus-even-worse/

7. No dia 30 de dezembro de 2019, quando a COVID-19 adoeceu 7 pacientes em um hospital de Wuhan e um médico, Li Wenliang, tentou avisar outros médicos, a polícia chinesa o obrigou a assinar uma declaração de que seu aviso constituía “comportamento ilegal”.

Fonte: https://www.nytimes.com/2020/02/01/world/asia/china-coronavirus.html

8. Li Wenliang e outros sete médicos de Wuhan foram obrigados a assinar um documento admitindo “espalhar mentiras”. Isolado no trato de seus pacientes, sem amparo oficial, Li acabou contraindo coronavírus e falecendo, aos 34 anos.

Fonte: https://foreignpolicy.com/2020/02/15/coronavirus-xi-jinping-chinas-incompetence-endangered-the-world/

9. Entre o início de dezembro e 19 de janeiro, o Partido Comunista Chinês minimizou o surto a um problema local, limitado a um pequeno número de clientes de um mercado de Wuhan. Qualquer que fosse a causa da doença, “não era nada parecido com SARS”.

Fonte: https://www.scmp.com/news/hong-kong/health-environment/article/3044723/six-more-hong-kong-patients-hospitalised-over

10. Ainda em 26 de dezembro, um técnico de um laboratório contratado por hospitais disse que sua empresa recebeu amostras de Wuhan e chegou a uma conclusão impressionante: as amostras continham um novo coronavírus com uma similaridade de 87% com a SARS.

Fonte: https://www.independent.co.uk/news/world/asia/coronavirus-china-outbreak-wuhan-who-latest-a9313241.html

11. No dia 24 de dezembro, uma amostra do SARS-CoV-2 retirada de um paciente foi enviada a um laboratório para o sequenciamento do genoma. Os resultados estavam prontos 3 dias depois, mas as autoridades de Hubei ordenaram que as amostras fossem destruídas.

Fonte: https://github.com/2019ncovmemory/nCovMemory/blob/master/archive/jpg/2100.jpg

12. Em janeiro, a polícia ainda controlava as informações, tratando o coronavírus como um boato. Em Wuhan, esse era o discurso oficial: “A polícia apela a todos os internautas para não fabricarem rumores, não espalharem rumores, não acreditarem em boatos”.

Fonte: https://www.washingtonpost.com/world/2020/02/04/chinese-doctor-has-coronavirus/

13. Cabe lembrar que o Partido Comunista Chinês promove o maior ato de restrição à liberdade de expressão da História. 50 mil censuradores participam do processo de controle da internet no país, conhecido como o Grande Firewall da China.

Fonte: https://gking.harvard.edu/publications/how-censorship-china-allows-government-criticism-silences-collective-expression

14. Na China, são oficialmente proibidos serviços como Gmail, Google, Facebook, Youtube, Wikipedia, Reddit, Instagram, Twitter e WhatsApp. Como o governo monitora os aplicativos permitidos, controla todo o conteúdo online e o tráfego de informações. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Websites_blocked_in_mainland_China

15. O Partido Comunista também controla todas as redações de jornal do país. Segundo a Reporters Without Borders, em 180 países listados, a China é o 177º em liberdade de imprensa. Não há acesso no país à BBC, NYT, The Guardian, WSJ, Reuters, TIME, NBC.

16. Controlando a internet e os veículos de imprensa, o Partido Comunista Chinês não teve qualquer dificuldade em atrapalhar o fluxo de informações da população sobre o coronavírus, colaborando ativamente para que o surto se transformasse numa pandemia.

17. Li Wenliang, o médico whistleblower do início dessa thread, só foi liberado da prisão em 3 de janeiro, depois que assinou um documento assumindo a prática de “atos ilegais”. Li contou à CNN que sua família se preocuparia se ele perdesse a liberdade.

18. Outro médico, Wang Guangbao, admitiu mais tarde que a especulação sobre um vírus semelhante à SARS era forte nos círculos médicos no início de janeiro, mas que as detenções dissuadiram muitos, inclusive ele próprio, de falar abertamente a respeito.

Fonte: https://www.washingtonpost.com/world/2020/02/01/early-missteps-state-secrecy-china-likely-allowed-coronavirus-spread-farther-faster/

19. Em fevereiro, dois jornalistas chineses, Fang Bin e Chen Qiushi, desapareceram depois de trabalharem na cobertura do coronavírus em Wuhan e denunciarem as supressões de informações do governo. Qiushi entrou no topo da lista da One Free Press Coalition.

https://www.bbc.com/news/world-asia-china-51486106

20. A China só declarou emergência em 20 de janeiro. Quando Wuhan foi isolada três dias depois já era tarde: o vírus estava sendo espalhado por todo país, levado pelos 400 milhões de chineses que se preparavam para viajar para comemorar o Ano Novo Lunar.

Fonte: https://www.bbc.com/news/world-asia-china-51486106

21. Durante quase 2 meses, enquanto o vírus se alastrava, o Partido Comunista Chinês aprisionou e intimidou médicos e jornalistas, controlou o fluxo de informação, minimizou os riscos do surto, não ampliou leitos de UTI, nem combateu mercados silvestres.

Fonte: https://www.nytimes.com/2020/03/14/business/media/coronavirus-china-journalists.html

22. Xi Jinping, presidente da China, comentou publicamente pela primeira vez sobre o SARS-CoV-2 apenas no dia 20/01, mas já no dia 7/01, 13 dias antes, durante uma reunião do partido, ele admitiu, num discurso interno, conhecimento “do novo coronavírus”.

Fonte: http://www.qstheory.cn/dukan/qs/2020-02/15/c_1125572832.htm

23. Nesses 13 dias, enquanto negava o surto, o Partido Comunista organizou duas grandes reuniões em Hubei e reuniu mais de 40 mil famílias num banquete em massa em Wuhan, na tentativa de bater um recorde mundial. Xi Jinping poderia ter evitado a pandemia.

Fonte: https://edition.cnn.com/2020/02/17/asia/china-coronavirus-xi-jinping-intl-hnk/index.html

24. Apenas no dia 4 de fevereiro, assim como com a SARS em 2002, o Partido Comunista Chinês admitiu as “deficiências e dificuldades na resposta à epidemia”, e prometeu “melhorar nossas habilidades em lidar com tarefas urgentes e perigosas”.

Fonte: https://www.bbc.com/news/world-asia-china-51362336

25. Mesmo dois meses depois do surto começar, depois da OMS pedir repetidamente às autoridades chinesas dados sobre a saúde dos profissionais médicos de Wuhan, o governo chinês ainda tinha dificuldade em ser transparente com a comunidade internacional.

Fonte: https://www.washingtonpost.com/world/asia_pacific/world-health-organization-china-not-sharing-data-on-health-care-worker-coronavirus-infections/2020/02/26/28064fda-54e4-11ea-80ce-37a8d4266c09_story.html

Repetindo as trapalhadas do Politburo soviético no acidente nuclear de Chernobyl, em 1986, o Partido Comunista Chinês é o grande responsável por negligenciar um surto então local, reiteradamente ignorado pelas autoridades, transformando o novo coronavírus numa pandemia global.

Reprisando os erros da SARS em 2002, a ditadura chinesa deixou o mundo novamente à mercê de seus caprichos, pagando por suas irresponsabilidades, sem nenhuma garantia de que seja capaz de combater exemplarmente novos surtos nos próximos anos, dizimando populações inteiras.

E é exatamente por isso que a culpa pelo novo coronavírus tem nome e sobrenome, e que é tão importante responsabilizar os autores políticos dessa pandemia.

Inúmeras pessoas inocentes morrerão nas próximas semanas graças à ineficiência de uma ditadura.

A História será implacável.

Fonte: Rodrigo da Silva, jornalista e  fundador do Spotniks

13 thoughts on “25 fatos que indicam que o Partido Comunista Chinês é o responsável pela pandemia de Covid-19

  1. O Novo Norte, por meio do seu jornalista Rodrigo da Silva, traz uma exposição muito fundada, contra a qual não se pode tecer críticas, séria que é para informar sobre as razões da disseminação do covid-19, podendo apenas pensarmos que xi-jimping foi otimista demais e valorizou muito os interesses do Partido-Estado, com doutrinação que sobrepõe a interesses científicos de real grandeza, pois nunca se deve sufocar a exposição científica.

  2. Estes comunistas chineses, irresponsáveis e desumanos como os daqui. São sim os produtores da pandemia.

    1. Bem Lembrado, Fernando – Eu a muito tempo deixei de frequentar restaurantes e pastelaria chineses, Porque a uns 10 anos atraz, eu pedi um Quibe e um refrigerante, e ao dar uma mordida no quibe senti um gosto meio estranho, como se estivesse mastigando carne velha, do tipo cozida a ou frita a muito tempo,.
      Então resolvi abrir o quibe para dar uma olhada no que eu estava prestes a comer., e quando ví o que tinha dentro, joguei fora. Paguei a conta, e nem o refirgerante eu paguei – Reclamei do pedaço de osso que encontrei no meio do quibe, e o balconista ficou desconcertado, e foi para a cozinhao falar com o suposto dono da pastelaria….que saiu pra fora com um facão na mão falando um monte de coisas na lingua dele…. achei melhor ir embora, mas denunciei a pastelaria – Era um osso da omoplata de um rato ou algum animalzinho semelhante…o gosto era ruim. Apesar da pastelaria ter fechado, eu não me arrisco mais com nenhum restaurante ou lanchonete de chineses.

  3. ATENÇÃO! NÃO SE ILUDAM, ESTA É UMA COMPREENSÃO FATÍDICA e ATUALIZADA , REFERENTE A PANDEMIA QUE ESTÁ ASSOLANDO AS NAÇÕES! —>>>>>>
    Eis a prova que o ser humano,” alguns, é claro” tem potencial, para tornar-se um ser admirável e, raramente até santo, entretanto, mesmo sendo criado à semelhança de Deus, a maioria da espécie se comporta bem inferior aos demais animais de raciocínio limitado, senão, vejamos, a exceção dos índios e dos humildes moradores das selvas e matas, a maioria da raça não tem motivo nenhum para se alimentar de animais silvestres, que o ser humano aprenda de uma vez por todas, que de DEUS, nem da sua criação, não se zomba! Entre as Leis da natureza deixadas por DEUS, tem uma bem conhecida por poucos, a chamada Lei do retorno, pois a natureza cobra caro de quem a afronta! Não é de se admirar que parte da raça humana pague com a vida, pelas maldosas e pecaminosas matanças desnecessárias de animais silvestres, que parte da nossa raça vêm fazendo a muitos anos, uma hora a fatura chega, e pelo visto, tal fatura já começou pelo país conhecido como o mais desrespeitoso e implacável no que tange a quase todos os animais, silvestres ou não silvestres, como a matança cruel de cãezinhos para consumo da carne, uma verdadeira judiação condenável por qualquer ser humano normal, ! Refiro me, à China, origem do maléfico corona vírus, mais conhecido atualmente e de forma legítima como, vírus chinês! Desta vez, tudo indica que a fatura começou ser entregada por um animalzinho de lá, cujo o nome é pangolim! Oremos para que Deus tenha piedade da nossa raça e que, em detrimento às costumeiras aberrações alimentares dequela nação, não permita a nossa total extinção! Deus nos acuda!

  4. O mundo precisa acabar com a relação de comércio e turismo com a China e os de mais países comunistas.

    1. Eu concordo com a idéia do colega Antonio Carlos Righetti Cury –
      Se já está mais do que comprovado, que a China comunista é a responsável pela pandemia do Corona, e outros virus considerados mortais, Eu não entendo porquê os outors países, inclusive o Nosso, mantém relações comerciais culturais e turísticos com esse país. Tudo quanto é porcaria que aparece no mundo, vem de lá.

  5. Concordo com esse comentário de que países países devem se envolver apenas com outros países que tem culturas similares , esses países comunistas devem ser abandonados pelos não comunistas, a China merece ser excluída de todos os pais , um líder cruel de tamanho brutalidade com seu povo , o corona só não pegou ele , me parece muito estranho a calma dele , como ele saiu inlezo da contaminação ,será que ele não tem um atidto essa história tá mal contada.se ele produziu essa contaminação , ele e digno de paredão.

  6. Você já conhece a dieta low carb verde?
    LowcarbVerde é a única do mercado que está mudando a vida de muitas pessoas em todo o Brasil.Com o Ebook você aprenderá a famosa Dieta canadense que é novidade no mercado e extremamente efetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *