Banco Mundial destaca política comercial brasileira no combate à Covid-19

Banco Mundial acaba de lançar um documento que ressalta o papel do comércio internacional na mitigação dos impactos do coronavírus. A instituição argumenta que a manutenção dos fluxos de comércio será crucial para o suprimento de itens médicos e alimentos — e portanto limitar impactos negativos sobre empregos e nível de pobreza em escala global.

Intitulado The World Bank Trade and Covid-19 Guidance Note: Managing Risk and Facilitating Trade in the Covid-19 Pandemic, o compêndio relaciona um conjunto de boas políticas públicas que ajudam a mitigar os efeitos da pandemia. 

O trabalho do Banco Mundial coloca o Brasil como “Exemplo 1” no quadro “Melhores Práticas em Lidar com a Covid-19”.  A publicação destaca as políticas de redução tarifária, facilitação de comércio e agilização alfandegária adotadas pelo governo brasileiro como exemplos que devem ser seguidos.

O Banco Mundial se refere a medidas como a  Resolução No. 17 (de 17 de março de 2020) do Ministério da Economia (Camex), que reduziu a zero o Imposto de Importação de produtos médicos e hospitalares para o combate ao coronavírus.

A Resolução também determina que órgãos da Administração Pública Federal que exerçam atividades de licenciamento, controle ou fiscalização de importações adotem tratamento prioritário à liberação das mercadorias. Desde 17 de março, o governo brasileiro já implementou medidas de política comercial que reduziram a zero tarifas de importação de 136 itens para o enfrentamento à Covid-19. 

Para a íntegra do documento do Banco Mundial e das medidas de política comercial do governo brasileiro, acesse:

>> https://www.worldbank.org/en/topic/trade/brief/trade-and-covid-19

>> http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-17-de-17-de-marco-de-2020-248564246

>> http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-22-de-25-de-marco-de-2020-249807290

>> http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-23-de-25-de-marco-de-2020-249807449

>> http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-28-de-1-de-abril-de-2020-251062799

Fonte: Governo Federal

10 thoughts on “Banco Mundial destaca política comercial brasileira no combate à Covid-19

  1. Esse destaque feito pelo banco mundial,vem corroborar as deduções e decisões tomadas pelo presidente da República.Calando assim a boca daqueles críticos ideológicos que fazem parte desse grupo: “””do quanto pior melhor”””

  2. Deus está no controle da Nação, a Ele toda honra, gloria e louvor, amém!

  3. Vamos lembrar .que graças ao governo honesto.
    Que podemos respirar aliviados.
    Com os lucros obtidos pelas grandes estatais.
    Imaginem se fosse um governo como os anterior.
    Aí sim teríamos mas vítimas dessa pandemia.

  4. Estamos muito bem de governo federal. Depois de muitos anos vejo que regredimos substancialmente na corrupção e na hipocrisia! Estou muito feliz como esse governo trata o nosso povo. A verdade é dura e só os estadistas conseguem ter peito para encarar mesmo que isso lhe custe incompreensão de alguns parabéns Bolsonaro!

  5. Temos um homem honesto, corajoso, sincero e de fibra no comando da nação. Com apoio das forças armadas e do povo venceremos os obstáculos que surgirão. Avante Brasil!!!!

  6. Com o Dr Osmar Terra como min. da saúde, vai tomar as medidas corretas porque conhece muito de pandemia e saúde.
    O povo vai poder trabalhar, o pais vai melhorar, essa medida era pra ontem, Bolssonaro demorou mas acertou em cheio.
    Opinião de Nelson Campos, 048 999823949
    Florianópolis, SC.
    [email protected]

  7. O “destaque” do Banco Mundial é apenas para uma ação do Ministério da Economia, de facilitar a importação de equipamentos e materiais para a COVID19. Uma única ação. E a matéria induz a pensar que o Banco Mundial endossa e destaca a “política” brasileira de combate à COVID-19. Se este noticiário é mesmo independente, sugiro que alterem a matéria. Aliás, não temos “política” de combate à COVID-19 pelo Governo Federal, afinal, para o Presidente, isso é só um resfriado!

  8. Temos um presente que agi em favor do povo brasileiro mas temos muitos políticos maliguinos como também temos muita gente maliguina querendo seu próprio mal ao invés de agradecer a Deus por ter tirado o PT porque ou povo maliguino esses petistas

  9. A luta tem que ser muito intensa do atual governo do Brasil, tendo em vista que as raizes dos maus brasileiros que, de forma oportunista, usando o nome dos pobres para torná-los mais pobres ainda, saqueando os cofres públicos em benefício de uma quadrilha bem montada, espalhada em todo território nacional, e, fora dele, aprofundaram-se de tal forma que, para combater essa terrível erva daninha, necessário se faz aplicar uma dose maior do remédio que, ao nosso ver, está encontrando uma terrível resistência por parte daqueles que se intitulam protetores da Democracia: CONGRESSO NACIONAL E JUDICIÁRIO BRASILEIROS.
    Pedimos a Deus muita Luz para os componentes do Poder Executivo Brasileiro, especialmente ao Presidente JAIR BOSSONARO. Um grande Patriota!

Comments are closed.