Unitins participa da Agrotins 2020 com lançamento de cultivar de arroz, palestras e boletim de pesquisas científicas

Durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital, que ocorre desta quarta, 27, a sexta-feira, 29, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apresentará diversos projetos, ações e pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes da universidade na área do agro. Todas as ações da universidade estão disponíveis na vitrine virtual da Unitins no site da Agrotins.

O lançamento especial dessa edição será a cultivar de Arroz BRS A704, desenvolvida pela Unitins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma variação totalmente adaptada ao solo, clima, pragas e doenças mais característicos do Tocantins, sendo uma cultivar própria para cultivo na região. A live do lançamento do projeto apresentará tecnologias e informações técnicas voltadas para a melhoria de desempenho do sistema produtivo e da construção da sustentabilidade de arroz no Tocantins. Os participantes da feira poderão acompanhar a live na plataforma da Agrotins nesta quinta-feira, 28, às 8 horas, com o diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, doutor Expedito Cardoso, e o supervisor do Núcleo Regional da Embrapa Arroz e Feijão no Tocantins, Daniel Fragoso.

Ainda na vitrine virtual da Unitins os participantes poderão conferir um Boletim de Pesquisa com dezenas de artigos produzidos por pesquisadores com base nos dados e resultados das pesquisas agropecuárias desenvolvidas no Estado. O boletim traz 14 pesquisas de 27 autores. Além do Boletim de Pesquisa, a Unitins disponibilizará uma cartilha com portfólio digital de pesquisas agropecuárias realizadas pela instituição com o objetivo de promover a pesquisa agropecuária, mostrando o desenvolvimento de pesquisas direcionadas para a realidade, problemas e interesse do Tocantins.

Ainda sobre as pesquisas agropecuárias, serão disponibilizados vídeos de projetos exclusivos para a Agrotins executados por acadêmicos e professores da Unitins. Além desses, o Projeto Integrador (disciplina), do curso de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas, apresentará quatros palestras que serão disponibilizadas à comunidade em geral. Todos os vídeos poderão ser acessados gratuitamente na vitrine da Unitins no site da Agrotins.

A Unitins integra o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), sendo a Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (Oepa) no Tocantins. Desde 1992, a Unitins desenvolve pesquisas na área do agro com docentes e acadêmicos em todo o Tocantins. Atualmente, a Universidade conta com unidades de pesquisa e de campo experimental no em Palmas, com o Complexo de Ciências Agrárias (CCA), em Formoso do Araguaia, com o Centro de Pesquisa Agroambiental em Várzea (CPAV), e outras.

Confira todas as palestras e vídeos que serão apresentados pela Unitins na Agrotins 2020:

Projetos exclusivos para a Agrotins de docentes da Unitins:

1 – Desenvolvimento de um sérum à base do óleo de buriti (Mauritia Flexuosa) para pele geriátrica – Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos;

2 – Avaliação da qualidade e disponibilidade hídrica da região do quilombola Barra do Aroeira (TO) como indicativo de uso e ocupação do solo – Aymara Gracielly Nogueira Collen;

3 – Fitocosméticos naturais: uma opção de inovação ecossocial através do uso do óleo do coco do babaçu em comunidades agroextrativistas – Márcia Guelma Santos Belfort

4 – As potencialidades do cerrado sustentável no sudeste do Tocantins como atrativo turístico – Ana Felícia Cavalcanti Pires.

5 – Aplicabilidade da legislação ambiental na proteção do cerrado – Dayane Maciel Bezerra De Castro.

6 – Rotina de boas práticas para proteger o cerrado: O que realmente podemos fazer? – Dayane Maciel Bezerra De Castro.

7- A atuação da enfermagem como mediadora das práticas de prevenção ao coronavírus – Janayna Araújo Viana.

8 – Pré-vestibular Solidário – Andrea Pereira da Conceição.

9 – Conclusão da obra de construção do Laboratório de Referência Animal (LARA) em Araguatina –  Cláudio Hernique C. Fernandes

Projeto integrador (disciplina) do Curso de Engenharia Agronômica:

1. Palestra: Prospecção e ecotoxicologia de moléculas biorracionais, visando o controle de insetos pragas – Raimundo Wagner de Souza Aguiar (Professor da UFT)

2. Palestra: Licenciamento Ambiental: Áreas urbanas e rurais – Francisco Marques (Gestor Ambiental)

3. Palestra: Manejo do capim BRS Capiaçu – Edson Negreiros Lima (Produtor rural)

4. Palestra: Fitorremediação de Solos Contaminados – Ana Paula Rodrigues da Silva (Eng. Agrônoma)

Fonte: SECOM/TO