Tocantins é destaque na 94ª Reunião Ordinária da Abema

Na última sexta-feira, 29, foi realizado o lançamento da primeira edição da revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Totalmente virtual, o evento foi pauta da 94ª Reunião Ordinária da Abema e contou com a participação de membros da diretoria, dirigentes dos órgãos ambientais, secretários de estado e assessores de comunicação de todo o país.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins (PERS-TO) ganhou destaque e foi abordado na reportagem explicando o processo de execução nos municípios do Estado e as dificuldades enfrentadas. A implantação do Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins (SIGERS-TO) também é citada e pautada como passo importante dado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo o secretário da Semarh, Renato Jayme “a revista da Abema é um diferencial para o meio ambiente e tem o devido destaque às ações realizadas pelos estados, podendo disseminar nosso trabalho para autoridades especializadas na área, além do público interessado”.

A revista foi elaborada durante três meses com apoio das equipes de comunicação de cada Estado e será publicada bimestralmente com o objetivo de fortalecer e impulsionar as ações ambientais, além de informar o público sobre as ações de cada estado e o Distrito Federal em um só lugar.

A primeira edição da revista foi publicada contendo 124 páginas com artigos e conteúdo editorial de todo o país e estará disponível para download no site da Semarh e em suas redes sociais. Confira a revista na íntegra aqui.

PERS-TO

O Plano é um instrumento normativo de planejamento e gestão, que norteia o Estado em suas decisões no enfrentamento dos principais problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

No referido documento foram traçadas diretrizes e metas, que incentivam os municípios a implantação e o compartilhamento de ações regionalizadas, com vistas à elevação das escalas de aproveitamento e à redução dos custos envolvidos.

SIGERS-TO

O SIGERS-TO é um sistema digital de informações sobre os resíduos sólidos, instrumento de execução da Lei Estadual nº 3.614, de 18 de dezembro de 2019, que instituí a Política Estadual de Resíduos Sólidos, além de ser um dos requisitos para poder pontuar no ICMS ecológico.  Por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDIRS) foi possível a elaboração e o desenvolvimento do Sistema, que vai coletar anualmente dados sobre todas as etapas da gestão de resíduos sólidos, desde a coleta até a disposição final.

Fonte: SECOM/TO