Tradicionais festas de São João se reinventam no mundo online

O dia de São João é amanhã! Um dos momentos mais aguardados pelos amantes das tradicionais festas juninas. Embora a pandemia de Covid-19 impossibilite os festejos como conhecemos, o Brasil promete se virar para não deixar a data esquecida. Hoje, véspera do nascimento de João Batista, marcará o início das celebrações online das tradicionais festas que exalam música, história e cultura brasileira.

“Não há como negar a importância turística e cultural das festas juninas para o nosso país. Junho e julho são meses marcados pelo aumento de turistas e, por consequência, emprego e renda crescem junto. São festas que movimentam a economia do país, mas o momento atual pede cuidado e essa adaptação para a internet fará toda a diferença para os brasileiros”, pontuou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

O tradicional Forró Caju – conhecido em todo o Nordeste e realizado pela Prefeitura de Aracaju – promete continuar valorizando a cultura regional. A partir de hoje, o sergipano e o Brasil poderão acompanhar 45 atrações musicais no canal da prefeitura no YouTube. A programação vai até o dia 30, com início marcado sempre para as 21h.

Em Campina Grande (PB), o festejo conhecido carinhosamente como “O Maior São João do Mundo” foi adiado para outubro por conta da pandemia de Covid-19, mas os paraibanos não ficarão de fora da comemoração. A partir das 17h, o YouTube oficial da festa será inundado com atrações musicais.

Além das apresentações, o espectador apreciará o conto de uma parte da história dos 37 anos do São João de Campina Grande, com temas como quadrilhas e gastronomia, preparando tudo para os shows em outubro. A programação vai até 27 de junho.

FESTIVAL SÃO JOÃO NA REDE – O festival “São João na Rede – O forró que a gente gosta” segue com a sua programação, que começou no último dia 12 e vai até o próximo dia 25. A iniciativa, criada em parceria entre o Fórum Forró de Raiz Nacional e suas representações estaduais, a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário, está reunindo mais de 200 artistas e tem como objetivo reforçar as matrizes tradicionais para registro do gênero musical como Patrimônio Cultural do Brasil.

As atrações mostram a dimensão multifacetada do forró por meio de shows, dança, oficinas, debates e rodas de conversa com mestres e mestras do gênero. Confira mais informações no site do festival.

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *