“Lei das Fake News” pode ser derrubada no Senado hoje, afirma Major Olímpio (PSL)

Durante uma entrevista na tarde desta terça-feira (30), o senador Major Olimpio (PSL-SP) declarou que os senadores podem derrubar o PL 2630 caso o presidente Davi Alcolumbre (DEM) insista em votar o projeto da sessão de hoje.

Olimpio entrou com um requerimento de retirada de pauta e também uma Questão de Ordem questionando a exiguidade dos prazos de tramitação, além de declarar que dará voto contrário à matéria caso seus apelos por um debate mais amplo não sejam atendidos.

“O projeto é extremamente complexo. Nós já tivemos quatro versões de relatório”, disse Olimpio, afirmando que teria recebido a quarta versão do relatório final na noite anterior.

Na opinião do senador paulista, é preciso definir onde termina a liberdade de expressão e onde pode começar a existência de crimes contra a honra e as instituições. Declarou ainda que o projeto tem artigos que estão atacando a liberdade de expressão e vão limitar a possibilidade de inclusão de 47 milhões de pessoas que ainda não acessam a internet no país.

“O Senado está votando sem conhecer . Nós senadores estamos votando com o fígado”, disse.

Olímpio defende mais 30 dias úteis para que a matéria seja discutida. A decisão sobre a retirada de pauta será tomada pela Mesa Diretora do Senado até as 16h, horário previsto para o início da sessão deliberativa.