Movimento de empresas de alimentos e bebidas para apoiar pequeno varejo chega ao Tocantins

Juntos pelo pequeno varejo. Este é o compromisso do Movimento NÓS, uma iniciativa criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar as atividades do pequeno varejo durante a retomada de seus negócios, já que estão entre os principais setores da economia impactados pela crise decorrente da COVID-19. Lançado no final de maio, o NÓS é composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo HEINEKEN, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo. Juntas, as empresas investirão mais de R﹩ 370 milhões, beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil – entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes -, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores.

Tocantins é um dos primeiros estados do país a receber as ações da iniciativa, onde devem ser beneficiados mais de dois mil pequenos comércios. Os pequenos varejos vão receber kits com cartilhas, cartazes, máscaras e álcool em gel para se manterem em segurança durante a retomada das atividades, além de terem acesso às demais frentes de apoio propostas pela coalizão.

“Não podemos pensar apenas nos interesses individuais no momento pelo qual estamos passando com a COVID-19. É a hora de nos unirmos por um único objetivo: ajudar o país a atravessar esse período com o menor impacto possível. Os pequenos varejistas são nossos parceiros e não podemos medir esforços para ajudá-los a superar essa crise”, afirmam, em carta, os oito CEOs das empresas fundadoras do Movimento NÓS.

O Movimento NÓS tem como foco de apoio quatro frentes principais, estruturadas para contemplar os principais desafios enfrentados pelo pequeno varejo na retomada de suas atividades. Esse trabalho inclui (1) a reabertura segura com foco na saúde, (2) o reabastecimento facilitado do estoque, (3) o fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores, e (4) a divulgação de informações relevantes do mercado.

As ações do Movimento Nós serão implementadas em total alinhamento com as decisões dos governos de cada cidade/ estado para a reabertura. A segurança e a saúde desses parceiros e seus consumidores são prioridades da iniciativa, que atuará apenas e especificamente nas regiões onde houver a determinação das autoridades quanto à retomada e flexibilização do isolamento social.