Água para o Nordeste: Bolsonaro aciona sistema de abastecimento de água no polígono da seca na Bahia

O presidente Jair Bolsonaro acionou, nesta quinta-feira (30), em Campo Alegre de Lourdes (BA), o Sistema Integrado de Abastecimento de Água. Mais de 40 mil pessoas que dependiam de caminhões-pipa, chafarizes e poços tubulares com água salobra passarão a ter água tratada e abastecimento regular nos municípios baianos de Campo Alegre de Lourdes e Pilão do Arcado.

O empreendimento hídrico recebeu R$ 90 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A captação da água do sistema acionado ocorre no lago de Sobradinho, no município de Pilão Arcado, e a estrutura cruza diversos povoados até chegar a Campo Alegre de Lourdes. No total, 71 comunidades serão beneficiadas nos dois municípios. Na sede e povoados, a água será domiciliar. Em algumas regiões da zona rural, será por chafariz, fonte usada para uso comunitário instalada em pontos estratégicos

A região atendida integra o chamado “polígono da seca” que engloba municípios que sofrem com estiagens prolongadas.

O presidente disse que ouviu, no local, sobre problemas da região e que o governo trabalha para solucioná-los junto com o parlamento. “Já ouvi de parlamentares e prefeitos, problemas da região. Esses problemas quem vai resolver não vai ser o Jair Bolsonaro sozinho. Vai ser eu e o Parlamento brasileiro. Nós temos como realmente mudar o destino do Brasil”, afirmou.

“Ninguém governa sozinho e o nosso país tem um tremendo potencial para ocupar o local que ele merece no cenário mundial. Com a graça de Deus e o apoio do povo, nós chegaremos lá”, ressaltou. “Tenho certeza, nós juntos faremos um Brasil diferente de poucas décadas atrás”.

A obra

O empreendimento acionado nesta quinta-feira pelo presidente Bolsonaro, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é o maior para abastecimento de água já executado pela Codevasf no norte da Bahia.

Com 477 quilômetros de adutoras e redes de distribuição, a obra é composta por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), seis estações elevatórias, duas de pressurização, seis poços de sucção, seis reservatórios elevados e outros seis apoiados, quatro casas de cloração, além de mais de 8 mil ligações domiciliares.

A primeira etapa começou a funcionar em pré-operação em 2019 e passou a levar água a 28 mil pessoas em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ainda de forma intermitente. Com a conclusão da segunda etapa, mais 11 mil pessoas passam a ser atendidas. E o abastecimento passa a ser regular.

Fonte: Governo Federal

13 thoughts on “Água para o Nordeste: Bolsonaro aciona sistema de abastecimento de água no polígono da seca na Bahia

  1. Em grande parte do país temos água encanada e nem sequer paramos para pensar em como seria se não tivemos água ou se tivéssemos que andar kilometros para pegar água. É básico para o mínimo de qualidade de vida do ser humano. O povo brasileiro agradece Sr Presidente.

  2. Tenho 80 anos e nunca vi PR igual. Vamos rezar pela saúde dele e é com êle que vamos ver o Brasil chegar no lugar que merece no concerto das nações. Digamos um Não a essa bandidagem que quase acaba com nosso País.

  3. Que obra maravilhosa!Grande Governo! Em menos de dois anos esta resolvendo a seca do Nordeste.Alias considerada patrimônio Nacional pela Gleise Hofman e amigos petistas.
    Isso vai acabar!

  4. Quem nega água pode ficar com sede. Se Deus disse: haja separação entre as águas, então ele deu de graça a água certa para cada sobrevivente e nós abençoou com os três elementos. Então se Deus deu, o homem não pode tirar.
    Ao Presidente Bolsonaro, Tudo.

  5. Parabéns Bolsonaro! Parabéns Brasil…o povo merece todo respeito. Agora sim temos um Governo para ser orgulhar. Este é o nosso Brasil verde e amarelo. Pedimos tanto e Deus nos ouviu por justiça .

  6. Finalmente o povo sofrido do nordeste tem um Presidente que realmente está olhando para as suas necessidades e realizando sonhos nesse lugar! O nordestino merece ser feliz! Deus abençoe o nosso Presidente!

  7. Não é nenhuma surpresa para mim é uma boa parcela da população brasileira o que o governo federal vem fazendo pelo ovo brasileiro. Espero que ele continue no comando dessa grande nação e que Deus o proteja sempre.

  8. Sonho de muita gente e de muitos anos, sofrimento do povo e da terra.
    Agora se torna realidade águas para alegria e restauração.
    Deus abençoe o nosso presidente para continuar abençoando toda a nação brasileira.

  9. A seca no nordeste do Brasil sempre foi um negócio bom para o partido do PT, Graças a Deus a história está mudando para melhor!!!!

  10. Impossível deixar de enaltecer e registrar um acontecimento que deveria ter sido uma constância na rotina das administrações anteriores e reconhecer que o Presidente Bolsonaro está alcançando objetivos, neste pequeno período de administração, que deveriam ter sido o principal propósito desse conluio que “ocuparam” o país por quase duas décadas.

  11. Parabéns Presidente Bolsonaro, acabar c a sede do nordeste acaba tbm c os votos de cabresto q imperava no nordeste( abaixo o coronelismo) . A esquerda fez campanha sempre no nordeste prometendo água, o q nunca aconteceu, o povo nordestino merece e Bolsonaro está fazendo o q todo cidadão nordestino sempre precisou. Parabéns, parabéns, parabéns…

  12. Ninguém deixa a família para ir trabalhar longe de seu estado se houverem condições decentes de desenvolvimento no mesmo. O sonho de qualquer brasileiro é ver o fruto de seu trabalho, do agricultor, tirado da terra, impossível sem água.

  13. Nosso nordeste sofrido por essa coivara de políticos bandidos, agora tem um presidente a altura do nosso Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *