Facebook peita Alexandre de Moraes e diz que não cumprirá ordem de bloqueio internacional de contas

O Facebook informou em nota que não cumprirá a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio internacional de contas de apoiadores do presidente Bolsonaro investigados no inquérito 4.781.

Segundo a rede social, a decisão de Moraes extrapola a jurisdição da suprema corte brasileira. A empresa também afirmou que a legislação brasileira reconhece limites à atuação do STF e seus ministros e a legitimidade de outras jurisdições.

“Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições”, disse a nota. No entanto, o Facebook confirmou que manterá o bloqueio de contas para acesso em território brasileiro.

Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes publicou um despacho no qual obrigava as redes sociais a efetuarem o bloqueio de investigados no inquérito 4781 em todo o mundo, depois de constatado que usuários de outros países poderiam visualizar os perfis bloqueados no Brasil. Moraes reafirmou que tal possibilidade configurava-se em desrespeito a ordem de bloqueio e, consequentemente, levaria a uma multa no valor de R$ 20 mil por dia e por perfil.

Decisão desproporcional

Em nota publicada nesta quinta-feira (30), o Twitter classificou como desproporcional a ordem do ministro Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio internacional das contas de vários apoiadores do presidente Jair Bolsando nas redes sociais. Os bloqueados, ou melhor, censurados, são investigados no inquérito 4.781 do Supremo Tribunal Federal. Apesar de questionar, o Twitter efetivou a censura internacionalmente.

A decisão de impedir que os investigados utilizem as redes sociais para expressar opinião é uma grave ameaça a liberdade de expressão e está chamando a atenção do mundo para o autoritarismo de alguns membros da suprema corte brasileira.

Vale lembrar que não há condenados definitivamente, nem o devido processo legal transitado em julgado para justificar uma decisão tão violenta. Muitos dos investigados sequer tem prerrogativa de foro para serem investigados ou processados pelo STF.

21 thoughts on “Facebook peita Alexandre de Moraes e diz que não cumprirá ordem de bloqueio internacional de contas

  1. Que venha logo! Urgente! Tanta gente morrendo inocente e não acontece nada c essa desgraça desse monstro! Intervenção já!!!

  2. Enquanto o GOVERNO EXECUTIVO e a nossa fracassada FORÇAS ARMADAS, em especial os nossos fracassados GENERAIS do EXÉRCITO BRASILEIRO, são submissos em obedecer estes Marginais do SUPREMO, uma empresa privada faz, o que as nossas FORÇAS ARMADAS se acovardam em fazer, peitar estes Marginais de toga, e mostrar que, nesta empresa aqui nós não obedecemos ordens judiciais e nem acusações de CRIMINOSOS…, que VERGONHA para o BRASIL, uma Empresa privada garantir os nossos direitos, e o nosso EXERCITO colocar o RABO ENTRE AS PERNAS, mesmo quando são acusados de GENOCIDAS.

  3. É lamentavel vermos nosso Presidente passivamente calado e de braços cruzados vendo e ouvindo o tal Alexandre de Morais
    estrangular a liberdade de expressão e efetuar ameaças ao cidadão brasileiro e coibir as redes sociais de transmitir a vontade de expresdãl do povo brasileiro. Se ele contra Bolsonario, é problema dele.

  4. É vergonha esse STF principal esse Alexandre de Morais querendo impor a nossa liberdade de expressão ,em pleno século 21 Os Brasileiros serem oprimidos por esses Ministros que não foram eleito pelo o povo
    Acorda Brasil 💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛🇧🇷💛💛🇧🇷💛 Democracia já …

  5. Luiz Carlos de Oliveira Costa
    O q o Sr faria no lugar dele? Chamar as FFAA ? Eles estavam aqui qdo os 3 últimos presidentes governaram, roubaram e destruíram o País. Fz eles o que ? Bateram continência aos 3. O SR acha q eles são a solução? Nós q temos q sair aos 35/40 milhões ás Ruas p PROTESTAR até eles pararem de dar continuidade a seus planos Comunista.

  6. O povo já não aguenta mais essa corrupção do stf e só o exército tomar atitude que o povo vai apoiar até mesmo o fechamento desta cambada

  7. O povo já não aguenta mais essa corrupção do stf e só o exército tomar atitude que o povo vai apoiar até mesmo o fechamento desta cambada , bandidos

  8. Isto passou de um aberração jurídica, acho que temos na côrte não são mais ministro defensor da nossa carta magna e sim verdadeiros perseguidores de pessoas que tem sua opinião própria, cidadãos que construí no progresso do nosso país, já esta na hora de dá um basta nisso, nós fazemos parte de um país democráticos, então temos liberdade de expressão, expressão com verdade e com respeito e acima de tudo respeito ao próximo.

  9. A culpa disso tudo é do presidente eleito pelo povo e que tem total apoio do mesmo em deixar esses crápulas fazerem o que quer,elegemos o presidente no voto pra comandar o país ,pq nós brasileiros já estávamos cheio de corruptos e ladroes fazendo o que quer com nossas riquezas e o povo sofrendo com falta de água e comida,impostos absurdos pra sustentar esses pilantras q tem tudo de bom e do melhor,o povo já não aguenta mais e clama por uma justiça digna e q seja pra todos e sem distinção de nada ,independente de quem seja e o q seja.

  10. S – Sistema
    T – transitório de
    F – Frocatua
    Que intimida o Exercito, os Generais o Comandante das forças Armadas Brasileira.
    Grupinho montado sem terem voto do povo ou Concursados. Faz-me o favor, retire-se

  11. Morais, saia e leve junto essa cambada de vagabundos, PROSTITUINTES DA CONSTITUIÇÃO.
    Vocês transformaram o STF em stf, em pocilga, em vergonha nacional e internacional. Emporcalham o Judiciário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *