MPF quer tirar nome de Castelo Branco de prédio do Exército Brasileiro

O prédio está em construção pelo Comando da 7ª Região Militar do Exército, em Recife

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) ajuizou ação civil pública contra a União, para que o Ministério da Defesa altere o nome do prédio que está em construção pelo Comando da 7ª Região Militar do Exército, Edifício Marechal Castelo Branco, no bairro da Tamarineira, no Recife. O MPF destaca que o ex-presidente está relacionado, no relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entre os autores de graves violações de direitos humanos. A ação foi assinada pelas procuradoras da República Mona Lisa Duarte Aziz e Natália Lourenço Soares, que atua como substituta na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.

O MPF argumenta que o Comando do Exército desrespeita a Recomendação nº 28 da CNV, que busca a alteração da denominação de logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas de qualquer natureza, sejam federais, estaduais ou municipais, que se refiram a agentes públicos ou a particulares que notoriamente tenham tido comprometimento com a prática de graves violações de direitos humanos. Também a Lei Estadual nº 16.669/2019, que proíbe a administração pública estadual de fazer qualquer tipo de homenagem ou exaltação ao golpe militar de 1964 e ao período ditatorial subsequente, incluindo na vedação a atribuição de nome a prédios, rodovias e repartições públicas de pessoa que conste no relatório final da CNV como responsável por violações de direitos humanos.

As procuradoras da República destacam que o marechal Castelo Branco é apontado, pela CNV, como responsável político-institucional pela definição geral da doutrina que permitiu as graves violações e das correspondentes estratégias, bem como pelo estabelecimento de medidas que determinaram o cometimento desses ilícitos. O marechal foi o responsável pela implantação do Serviço Nacional de Informações (SNI), criado para coordenar a ação repressiva do Estado brasileiro.

Conforme o MPF reforça na ação, o período da história brasileira iniciado em 1964 foi marcado por graves violações aos direitos humanos, como homicídios, tortura, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres. Segundo a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, aproximadamente 50 mil pessoas teriam sido detidas somente nos primeiros meses da ditadura, cerca de 20 mil presos foram submetidos a torturas, 4.862 pessoas tiveram seus mandatos e direitos políticos suspensos e 354 pessoas foram assassinadas em razão de terem participado ou sido acusadas de participação em atividades políticas.

“A alteração de nomes de bens públicos que homenageiam ditadores é uma medida que vai ao encontro da realização da Justiça de Transição, sendo importante forma de reparação simbólica às vítimas e seus familiares, bem como de promoção e resgate histórico para garantia da não-repetição de atos e crimes que cercearam – para além de direitos e garantias individuais e coletivas – vidas”, frisam as procuradoras da República.

Pedidos

O MPF requer liminarmente que o Exército Brasileiro suspenda imediatamente a utilização do nome “Edifício Marechal Castelo Branco” nas placas indicativas da obra em execução do imóvel, que será destinado à residência militar. O MPF pede que a Justiça Federal determine o cumprimento da Recomendação nº 28 da CNV, obrigando o Ministério da Defesa a não utilizar a denominação Marechal Castelo Branco ou  qualquer outro personagem histórico que tenha tido comprometimento com a prática de graves violações aos direitos humanos.


Processo nº 0812782-58.2020.4.05.8300 – 2ª Vara Federal em Pernambuco

Fonte: MPF

58 thoughts on “MPF quer tirar nome de Castelo Branco de prédio do Exército Brasileiro

  1. Absurdo o que estes esquerdopatas pedem. Foi um presidente da república, poderiam se preocupar com os ladrões que roubaram nosso País. Cambada de corruptos , não cansam de perturbar a paz.

    1. Um absurdo. Falta do que fazer.
      Foi um Presidente honrado que mudou o rumo do nosso País.

  2. Alguma duvida que o sistema de justiça desse País está aparelhado? Quem confia em promotor federal deste nível?
    Estão extrapolando suas competências!
    Isso um atentado a democracia!

  3. Manda esse povo do MP procurar trabalho , fosse Exército mandava uma banana pra esses Esquerdopatas de merda

  4. Precisam cuidar de tanta coisa para ajudar o nosso presidente Bolsonaro a mudar radicalmente o nosso país, andam preocupados com aqueles que fizeram história na época do GOVERNO MILITAR, que veio exatamente para colocar o Brasil na oitava economia do mundo.
    Por favor, não tente apagar a história boa do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  5. O que aconteceu naquela época repete-se atualmente com a esquerda alterando a verdade E discursando mentiras.

  6. Um promotor da República realmente não tem mais o que fazer, é pra isso que eles ganham 30 mil reais?! Pra fazer um desserviço desses?!!

    1. Manda essas idiotas, que ganham
      uma grana para fazerem apologia da esquerda corrupta pedirem demissão do cargo para que nos seus lugares entrem profissionais competentes voltadas para a justiça e, não para o proselitismo político

  7. Comissão da nacional da verdade era composta por membros que narra só um lado dos fatos, ignorando completamente outros fatos que contrária a narrativa desses membros. A comissão nacional da verdade é capenga, omiti muitos acontecimento, esconde propositalmente as atrocidades cometidas por algumas figuras políticas, como Dilma Rousseff, José Dirceu, genuíno e outros que participaram desses movimentos criminoso de guerrilha armada para na época implantar o comunismo no Brasil. A comissão nacional da verdade era para concluir em seu relatório final que graças os militares o Brasil não foi um país comunista.

  8. Para começar, não foi golpe! Tivemos um período excelente de paz , ordem , segurança e honestidade no regime militar implantado no país em 1964! Esses procuradores têm que procurar trabalho! Só faltam dizer que não precisamos do exército brasileiro! Cambada de esquerdopatas!!! Essa Comissão da verdade/ de nada tinha de VERDADE e imparcialidade! Seus membros: ex-terroristas/ comunistas!!! Vão procurar o que fazer! O povo acordou!!!

  9. Esse pessoal não tem mesmo o que fazer, parecendo um bando de retardados idiotas. Pelo Brasil inteiro tem obras com nomes de comunistas, inclusive o fascínora Che.

  10. Energúmenas esquerdistas, peguem balde e vassoura vão fazer faxina mas tb façam faxina nessas cabeças k só tem m*…. salafrarias patifes, querem por nome de lula Zé dirceu Maria do Rosário??? Vão procurar o que fazer bicéfalas!!!

  11. Canalhas, provavelmente não sabem a real história brasileira. O povo brasileiro deve muito em todos os sentidos, em que os militares estiveram à frente desse país. Estado completamente aparelhado mas não vão levar. Viva o presidente Bolsonaro. Luiz Antônio T Neves.

    1. Elas sabem muito bem o que fazem, afinal não passam de vagabundas que ganham uma fortuna pra não trabalhar no que é preciso, pra ficar falando e fazendo merda. Quero ver elas irem lá obrigar a mudar o nome. A comissão da INverdade não deixou nem o meu amigo prestar depoimento de que quando o pai dele quis abandonar a luta armada, foi executado pelos companheiros, junto com mais 2 que queriam abandonar o terrorismo. Aliás, o Gabeira e o próprio Genoíno já afirmaram que muitos dos mortos atribuídos aos militares foram executados pelos companheiros.

  12. Cada dia vejo o meu Brasil sendo tomado por esses comunistas que nem disfarçam mais. Mas eu creio na Grande Justiça de Deus!
    💚💛🇧🇷🙏🏼🔥🔥🔥

  13. Está passando da hora de dar fim a esta palhaçada da esquerda, infiltrada na nossa “justiça”. Enquanto os os crimes contra o erário público são jogados no lixo, impunemente, existem pessoas do MPF desviando de suas funções com picuinhas idiotas. Queremos justiça de verdade. Chega!

  14. Pau que dá em Chico, dá em Francisco, sendo assim, mudem todos os monumentos, praças, ruas , salas, etc… que homenageiam guerrilheiros safados e criminosos, assim como políticos e parentes de ladrões. Segue o mi-mi-mi. Tinha que voltar esse regime, para voltarem os valores e respeito. No Brasil, só cabe a tolerância zero. Virou zona.

  15. Realmente um bando de comunistas enrustido, realmente não têm o que fazer. Dá nojo uma palhaçada dessa. Cretinos.

  16. Realmente, estão precisando buscar serviço! Pode ir atrás que essas procuradoras são de esquerda. Naquela época não se roubava o país. Quem teve problema era da mesma laia dos terroristas Dilma, Dirceu, Miriam Leitão, Santos Cruz etc. Vão procurar o que fazer em prol do país!

  17. Temos tanto o que fazer nesse país, me admiro com esse fato, de um alto funcionário público estar preocupado e mover ação para mudança de nome de um prédio.

    1. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, naqueles idos e turbulentos anos que iniciavam a década de 60, ele era honrado Chefe do Estado -Maior do nosso EB.
      Foi alçado ao cargo maior da República por unanimidade parlamentar, após grande clamor polular e o desfile das “Filhas de Maria” ocupando toda a Av. Barão do Rio Branco no Rio de Janeiro.
      Ele salvou o Brasil das garras maliciosas de uma arapuca diabólica, a qual denominavam socialismo e/ou comunismo.
      Respeitável Oficial General nascido em Mecejana, Ceará. Ele sempre deixou claro que o melhor caminho é aquele que conduza ao rumo da COISA CERTA.
      A essas duas procuradoras federais, vale repetir ao que disse Jesus quando já estava na cruz: “_ Pai, perdoai-as pois não sabem o que fazem.”

      1. A história não pode e não deve ser apagada. Temos que relembrar sim quem fez pelo Brasil é para o Brasil. Órgãos militares cumpram com o dever cívico e patriótico. Os homens que fizeram e ousaram fazer para não deixarem a implantação do comunismo no Brasil. A história não pode ser apagada. Pois se fosse para demonstrar nomes de corruptos. Vagabundos como o Marx e tchê. Fidel Castro tenho certeza que não iriam fazer esse mimo todo. Militares coloquem sim o nome do General Castelo Branco no seu prédio. Essa comissão da verdade é uma farsa. Palhaçada. Vai procurar o que fazer.

  18. Assim como temos até ministros sem capacidade, colocados no cargo por apadrinhados, também no MPF tem abobados…. o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, se não o tivessem matado, teria realizado o melhor Governo.

  19. A esquerdalha está desesperada por isso querem impor a FORÇA uma ideologia que NÃO DEU CERTO EM NENHUM PAÍS DO MUNDO. E usam seus amiguinhos da justiça para MUDAR FATOS HISTORICOS

  20. Isso é falta do que fazer.
    Vao arrumar trabalho. Ta cheio de problemas sérios por aí e esse povo perdendo tempo com uma coisa dessa.
    Por que não pergunta ao povo o que ele acha da sugestão de mudança de nome.?

  21. Parece historinha do George Orwell. Querem apagar nossa História. Muitos daqueles que foram perseguidos em 64 ocupam, hoje, as páginas policiais.

  22. Mas é mesmo muita falta do que fazer. Que nome essa gente espera que o Exército use? Guevara, Fidel, Lula, etc?
    Na Bahia há uma escola que foi rebaixada de “Carlos Marighella” e essa gente não tá nem aí. Ora, vão pra pqp!

  23. O MPF não tem nada a ver com o nome de prédio do Exército. Isso é assunto do Exército. Se fosse usado o nome de um politiqueiro corrupto, de algum terrorista daquela época, o nome do prédio estaria sendo elogiado.

  24. Que palhaçada isso, caça às bruxas, único país em que os derrotados comunistas espalham uma verdade que só eles acreditam. Nem um pingo de citação aos assassinatos e roubos que a escoria comunista praticava naquele período! Mas é assim mesmo..uma MENTIRA contada mil vezes se torna verdade. E com aval da “Justiça” então vira quase uma religião

  25. Será que ganham R$ : 30.000,0e mais os penduricalhos para perder tempo com besteira? Vamos governar o país ! Daqui a pouco pedem para acabar com as Forças Armadas . Ridículos um

  26. Isso é inadmissível! O Marechal Castelo Branco foi um Herói Nacional! Graças à seu importante trabalho, hoje não somos uma nação comunista! Esses procuradores da República deveriam cuidar dos interesses nacionais. Procurar e punir os ladrões e corruptos que têem assolado nosso BRASIL. Vão trabalhar!

  27. Os procuradores tem toda razão, devemos colocar o nome de Edificio Che Guevara, Rampa José Dirceu, Salão Luladrao, Corredor Assaltante e Terrorista Dilma Roussef.
    Aí sim nenhum procuradorzinho de M. vai criar caso.

  28. Manda essas comunistas procurar o que fazer.Talvez queiram mudar o nome do prédio para Carlos Lamarca ,Mariguela,Che Guevara,José Dirceu ou Lula.O Exército Brasileiro precisa ter moral e se posicionar.

  29. Um absurdo o que os esquerdopatas aparelhados fazem com a verdadeira história do Brasil! A começar nas escolas, mudam Período Militar, para ditadura militar.
    Não houve ditadura, houve sim, um período de progresso, ordem, segurança, desenvolvimento, honestidade, respeito…
    Será que em vez do honrado Castelo Branco, é para homenagear lularápio, dilmanta ou coisa parecida? Vão procurar o que fazer!

  30. No meio desse povo só reproduz vagabundagem, até porque eles só vivem de mentiras e vagabundagem com intuitos de receberem um grande salário sem fazer jus ao mesmo, pois só trabalham em prol da anarquia, até porque eles são especialistas em anarquia…. e porque não dizer: terroristas, assassinos, fascistas, torturadores, corruptos, ladrões, desonestos, psicopatas, mentirosos, chega de quadrilhas, envolvidos com tráfico de armas e drogas, etc…. esse tal de comunismo desenfreado desses crápulas políticos incompetentes comunistas corruptos safados deve ser extintos do nosso país…..kkkkkk

  31. Simplesmente ridículo!
    Vão arrumar o que fazer. Acho que criar galinhas já ajuda. Cambada de sarados.
    Sugiro colocar o nome de Lenin ou Stalin ou quem sabe Dilma ou Lula ou José Dirceu.Aonde chegamos. É duro de aguentar!

  32. Se é para mudar o nome por violações dos direitos humanos, avisa a esses imbecis do MP que em Maricá Rj, tem um hospital de nome Dr. Che Guevara

  33. Esses procuradores não viveram na época do Regime Militar, e tudo que sabem sobre esse período foi lendo obras de esquerdistas comunistas, além de falarem pela boca dos corruptos, guerrilheiros, e assaltantes de banco dos anos 60, que não logrando êxito na tomada do poder pelas armas, tomaram pelo voto de um povo desconhecedor da verdadeira história sobre a luta armada que aterrorizou o País, até o momento em que, o povo democrata, cristão e patriota, clamou pela intervenção das Forças Armadas para evitar a comunização do Brasil. Os verdadeiros patriotas acordaram. Se esses procuradores vermelhos não estão satisfeitos com a nossa história, vão para Cuba Ou Venezuela. Lá é o doce lar dos que rezam a cartilha de Che Guevara, Luladrao, Maduro, e demais comunistas.

  34. Tudo bem.Então vamos colocar o nome no prédio de-GENERAL COSTA E SILVA,em homenagem aos Militares Heróis,que tombaram na luta contra os terroristas comunistas .

  35. Esses Procuradores “Nutella” tiveram formação ideológica em sua formação, assim como, a “Comissão” da Inverdade que militam na utopia comuno/socialista desrespeitando e pervertendo a HISTÓRIA!!!

  36. ESSES COMUNISTAS ESTÃO ESTRAPOLANDO.PRECISA DE UMA NOVA REVOLUÇÃO PARA COLOCAR ORDEM NESSE PAIS,OU DO CONTRARIO TEREMOS SERIOS PROBLEMAS COMO POR EXEMPLO O STF Q ESTA ESTRAPOLANDO A SUA COMPETENCIA CHEGA DE TANTO DESMANDO BASTA!!

  37. Essa “Comissão da Verdade” deveria se chamar “Comissão da Calúnia”. Foi composta pelos perdedores da Luta Armada da década 60/70 que foi totalmente debelada pelo Exército Brasileiro, sem nenhum auxílio externo. Exatamente como tem que ser, como qualquer Exército que verdadeiramente defende a sua pátria.

    A Colômbia não fez isso. O resultado de sua incompetência? Hoje estão tendo que negociar com os guerrilheiros das FARC…

    Castelo Branco, herói da II Guerra Mundial, é um ótimo nome para o prédio. Mesmo porque ele se encontra dentro de uma Organização Militar.

  38. This is very interesting, You’re a very skilled
    blogger. I’ve joined your feed and look forward
    to seeking more of your excellent post. Also, I have shared your site in my social networks!

  39. An intriguing discussion is worth comment. I do believe that you ought to publish more
    about this subject, it may not be a taboo subject but usually people
    do not talk about these issues. To the next!
    Cheers!! adreamoftrains website host

  40. Hi there, You’ve done an incredible job. I’ll definitely digg it and personally suggest
    to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this website.

  41. Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted
    to say wonderful blog! cheap flights y2yxvvfw

  42. Hi, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that,
    very good blog!

  43. Simply wish to say your article is as astonishing. The clearness in your post is just great
    and i could assume you are an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab
    your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks
    a million and please carry on the gratifying work.

Comments are closed.