Bolsonaro inaugura a primeira escola municipal cívico-militar do Rio de Janeiro

Aprimeira escola-cívico militar do município do Rio de Janeiro foi inaugurada nesta sexta-feira (14) e contará com 560 alunos e aulas de disciplinas complementares como robótica, iniciação científica e esportes. O Presidente Jair Bolsonaro participou na inauguração da unidade que faz parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma parceria entre os ministérios da Educação e da Defesa. 

Na Escola Municipal Cívico-Militar General Abreu será possível cursar entre o 6° e o 9° ano do ensino fundamental, em turno único de oito horas, das 7h30 às 15h30. Vinculado às disciplinas comuns da matriz curricular, os estudantes também vão receber aulas de iniciação científica, curso de robótica, artes, vão contar com estudo dirigido e tutoria. Ainda participarão de projetos esportivos. 

“Essa será uma escola onde nós, professores, diretores, prefeitura, por meio de toda a nossa estrutura, vamos fazer com que cada dia mais o ensino da nossa cidade seja de qualidade”, afirmou a secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Talma Suane. 

A secretária acrescentou que os estudantes da escola cívico-militar vão ter três refeições, café da manhã, almoço e lanche da tarde, e atividades extracurriculares no pós-turno. Eles vão poder participar do projeto Orquestra Juvenil Carioca que tem mais de 11 mil alunos e faz da música um meio de inserção na educação. E também da Escola de Lutas, projeto de inserção social. 

Talma Suane destacou a importância da parceria com o Governo Federal no projeto das escolas-cívico militares para oferecer educação de qualidade. “Destaco o início dessa parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa. Tenho a certeza que assim garantiremos um futuro melhor para nossos alunos e para nossa cidade”, disse. 

O prédio da Escola Municipal Cívico-Militar General Abreu está localizado no Bairro do Rocha, Zona Norte da cidade, tem três andares e 24 salas. Serão cerca de 560 alunos divididos em 16 turmas com 35 estudantes cada. 

As escolas cívico-militares 

Pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. 

A proposta é implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país, até 2023. A adesão pelos estados e municípios é voluntária, tendo como primeiro marco a implantação do projeto-piloto em 2020. 

Participam da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

9 thoughts on “Bolsonaro inaugura a primeira escola municipal cívico-militar do Rio de Janeiro

  1. É MUITA emoção ver o Brasil triunfando dessa forma como no meu tempo de escola.
    Estou muito feliz e gracas ao nosso Deus poderoso usando um homem maravilhoso como o nosso querido presidente juntamente com ministros, militares e tantos outros q abraçaram a ideia de colocar o Brasil em país de primeiro mundo pq já considero q isso está muito próximo de ser visto pelo mundo inteiro.
    Agradeço em lágrimas de felicidade à Deus é ao nosso grande e maravilhoso Presidente
    Jair Messias Bolsonaro.
    Deus abençoe o nosso Presidente, a toda equipe q com ele está .

  2. ÓTIMO PRESIDENTE ESTA AGINDO COM SABEDORIA CORRETAMENTE AGORA ESPERO QUE ELE OLHE TAMBÉM PARA SÃO PAULO, FECHADO COM O PRESIDENTE BOLSONARO.

  3. e fundamental a educaçao moral e civica p/ os jovens que precisam cultuar nossa historia, nossos herois .

  4. Como brasileira e professora aposentada, meu coração pulsa de alegria.
    Durante todo o tempo dedicado à Educação , olhando os olhinhos brilhantes e ansiosos , sentia que os projetos educacionais estavam longe de corresponder às reais necessidades.
    O Projeto das escolas cívico- militares permitirá aos professores, diretores e demais pessoas envolvidas nessa grandiosa missão ampliar o horizonte da formação integral do ser humano ,cidadão, integrante de uma família, base de uma vida que deve evoluir continuamente.
    Parabéns a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade.
    Esperamos que todos os brasileiros possam participar desse Projeto.

  5. Fico feliz com a inauguração de mais uma escola cívico militar. Brevemente, essas escolas servirão como referência para os outros estabelecimentos de ensino.

  6. Agora sim, na Escola Cívico-Militar serão resgatados valores preciosos que há muito se perderam.A educação que não desperta nos jovens o sentimento de amor à Pátria, de respeito aos símbolos nacionais, imprime disciplina e organização deixa muito a desejar.Parabéns ao Presidente e a
    todos que se empenharam nessa em
    preitada maravilhosa!

  7. Parabéns para tds q se enganjaram nesse grande projeto! Só através de uma educação de qualidade nossa sociedade serayresgatada Em
    ome do Senhor! Deus acima de tudo!

  8. Deus abençoe muito a vida do presidente .Como Nossos adolescentes crianças preciso muito de uma escola assim eu mãe de 3 filhos moradora de uma comunidade se como necessária as crianças passam mais tempo na escola e aprendendo e não na rua perdendo tempo,enquanto a mãe trabalhar …

Comments are closed.