Paulo Guedes destaca importância da transformação digital para ajudar o país a enfrentar a pandemia

Em encontro virtual com empresários e entidades do setor de Telecomunicações, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o isolamento social fez os brasileiros utilizarem mais as ferramentas digitais. “A pandemia nos mostrou a direção do futuro, com mais tecnologia, mais comunicações”, disse.

O ministro afirmou, ainda, que trabalha com o Congresso Nacional para melhorar as condições de investimento do setor de Telecomunicações do Brasil. Ele ressaltou também as reformas econômicas que já foram encaminhadas ao Parlamento e destacou o Pacto Federativo, a Reforma Administrativa e a primeira fase da Reforma Tributária.

Em relação à Reforma Tributária, Guedes explicou que governo propôs a criação do Imposto de Valor Agregado (IVA) em acordo com estados e municípios. O ministro garantiu que não haverá aumento da carga, mas sim extinção e fusão de tributos: “O Brasil possui mais de 100 regimes diferenciados de tributação; o que estamos propondo é uma simplificação e redução no número de impostos”. Afirmou também que a segunda fase da Reforma Tributária deve ser apresentada em breve.

Segundo ele, a retomada do crescimento econômico no cenário pós-pandemia passa pelo destravamento dos investimentos privados, que será possível com a continuidade das reformas. O ministro destacou medidas tais como o novo marco regulatório de saneamento básico, concessões na área de petróleo, além dos setores elétrico, gás natural, de logística e cabotagem como pontos importantes da agenda para destravar os investimentos no país.

Painel TeleBrasil 2020

Até o dia 29 de setembro, o Painel TeleBrasil 2020 debaterá os desafios do setor de Telecomunicações após a pandemia. Os participantes demonstraram apoio às medidas econômicas adotadas pelo governo. O evento é transmitido pela internet, no canal Telecomunicações do Brasil.

De acordo com dados divulgados no evento, o país possui 231 milhões de conexões à banda larga, telefonia fixa e móvel – o que faz do setor de Telecomunicações o quarto maior do mundo, com grande participação na economia brasileira. Gera 1,7 milhão de empregos diretos e indiretos e representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB), com R$ 34 bilhões em investimentos ao ano.

Fonte: Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *