Unopar e Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins se unem em prol do Outubro Rosa

A Unopar, em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, fará atendimento ginecológico de Papanicolau gratuito na unidade de Palmas a partir de amanhã, 21 de outubro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o exame de Papanicolau é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O exame preventivo detecta facilmente as lesões causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano), vírus que causa o câncer do colo do útero. Quando as lesões são descobertas precocemente, são curáveis na quase totalidade dos casos e, por isso, é tão importante a realização periódica desse exame. “A coleta é simples, rápida e eficaz para detectar lesões de forma precoce. Todo o nosso trabalho é feito de forma voluntária e tem como foco ajudar as mulheres nesse autocuidado”, diz Monica Luzia Marques, presidente da Liga Feminina. “Uma vez que a paciente esteja com a gente no consultório, a ideia é realizar também o exame clínico de mama. Mais um teste preventivo e de extrema importância para detectar possíveis sintomas”.

Segundo Gislaine Vilas Boas, Diretora da Unopar de Palmas, a iniciativa foi criada em apoio ao Outubro Rosa, movimento que visa conscientizar o exame precoce do câncer de mama. “Além de voluntárias da Liga Feminina, contaremos com a participação de estudantes do curso de Enfermagem. As horas dedicadas à ação contarão como campo de prática para esses alunos.”, afirma Gislaine.

O atendimento na Unopar terá início no dia 21 de outubro e ficará disponível até dezembro de 2020.

Atendimento gratuito para coleta do exame de Papanicolau
Data: de 21/10 até 09/12/2020
Horário: das 14h às 18h
Local: Unopar (Ac. Q. 202 Sul Avenida Ns 2, 2 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO, 77020-452)

Contato para marcação dos atendimentos: (63) 99205-1648

Sobre a Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br e http://blog.unopar.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br