Experiência de usuários ajudará a aprimorar a navegação no Gov.br

Para atender ainda melhor os 20 milhões de usuários que acessam mensalmente o Gov.br, a ferramenta começa a mudar de interface. E os participantes da Semana de Inovação 2020 puderam contribuir com sugestões para aperfeiçoar e tornar a interação do cidadão com o portal cada vez mais fácil, ágil e simples.

A ideia é fazer melhorias para que a forma de apresentar os serviços seja cada vez mais simples para quem entra no Gov.br, segundo o diretor do departamento de experiência do usuário de serviços públicos da Secretaria de Governo Digital, Joelson Vellozo Junior.

“Queremos muito mais que um quantitativo de usuários nos acessando, queremos que o conteúdo que acessam seja útil e fácil de consumir. Pensando nisso, aproveitamos a oportunidade da Semana de Inovação 2020 para testar um novo protótipo de página do Gov.br na esperança de que, com o feedback dos usuários, a gente possa construir uma melhor navegação e que os conteúdos do Gov.br, sejam notícias, sejam serviços, sejam mais úteis para o cidadão brasileiro”, afirma Joelson Vellozo.

O Gov.br foi lançado há quinze meses e reúne 81 portais do Governo Federal. Entre os serviços acessíveis por meio digital estão as carteiras de trânsito, de trabalho, a solicitação do abono salarial e do seguro desemprego.

Testes de navegação

Na Semana de Inovação 2020 ocorreu a oficina Trilha Temática Teste de Protótipo: Nova Interface do Portal Gov.br por Momentos de Vida. O protótipo foi construído para melhorar a organização das informações dos serviços para os cidadãos. Para isso, foram ouvidos especialistas, usuários e analisadas pesquisas em portais internacionais.

Na oficina, um grupo navegou no protótipo e outro navegou no portal como ele está estruturado atualmente em busca de acessar serviços propostos. Por exemplo, um grupo recebeu a tarefa de procurar serviços para uma pessoa que está na fase de se aposentar. Outro grupo teve a missão de encontrar o que é necessário para que uma pessoa que adquiriu uma deficiência acesse direitos e benefícios sociais. O objetivo era que a experiência dos usuários seja avaliada para aprimorar o protótipo.

A servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Bárbara Layza, participou da oficina. Ela teve a tarefa de procurar emprego e acessar as vagas disponíveis no país. “Foi muito bacana contribuir e saber que o Governo Federal se importa e tem uma equipe super capacitada e empenhada em melhorar a experiência dos cidadãos junto aos serviços que são fornecidos.”

Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2020 foi promovida pelo Ministério da Economia e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foram 200 horas de programação com o tema: (Re)Imaginar e Construir Futuros. O evento encerra nesta quinta-feira à noite (19).

Fonte: Governo do Brasil