MInfra promove capacitação e aperfeiçoamento de servidores no combate aos riscos de fraude

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) realizou, nesta quarta-feira (25), o 1º Circuito Radar Anticorrupção. O Programa Radar Anticorrupção é voltado à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e corrupção dentro do MInfra e suas vinculadas. Realizado pela Secretaria Executiva, por meio da Subsecretaria de Conformidade e Integridade (SCI), o encontro contou com a apresentação do Perito Criminal da Polícia Federal, Jorilson Rodrigues, e do Diretor Técnico Científico da PF, Alan Lopes, que abordaram temas práticos para equacionar vulnerabilidades encontradas em contratos de prestação de serviço dentro da Administração Pública.

Para o secretário executivo do MInfra, Marcelo Sampaio essa é mais uma etapa importante do Programa Radar Anticorrupção. “Hoje temos a oportunidade de ter dentro do Ministério da Infraestrutura a Polícia Federal atuando como agente de fiscalização. Esse é um grande marco para o Governo Federal, que visa manter a transparência e eficiência na gestão pública”, enfatizou Sampaio.

O 1º Circuito Radar Anticorrupção teve como propósito a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores que contratam prestadores de serviços no MInfra, a partir da iniciativa de aprimoramento das práticas de integridade da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação. Para a subsecretária de Conformidade e Integridade e delegada da Polícia Federal, Fernanda Costa, a capacitação é fundamental para combater a corrupção dentro do sistema público. “O Programa Radar Anticorrupção vem mostrando que a mentalidade do servidor do MInfra está mudando, e hoje, temos uma equipe coesa pautada na temática integridade, ao ponto de ter a Polícia Federal como parceira do Ministério da Infraestrutura”, destacou a delegada.

Para o Subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação do MInfra, Fernando Mitkiewicz, o evento marca um passo importante no sentido do aprimoramento das práticas de Governança e Integridade, em especial na área de TICs, foco da atividade desta quarta. Essa capacitação é importantíssima paro o processo de transformação que o Governo Federal vai passando. Estamos evidenciando, nesta quarta-feira (25), um ambiente sadio e propício para avançar nessa agenda no Minfra, que engloba a integridade e transparência na gestão de contratos de TI”, finalizou o subsecretário.

COMBATE À CORRUPÇÃO – O Radar Anticorrupção vem sendo desenvolvido entre o Ministério da Infraestrutura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Polícia Federal (PF). O programa tem o objetivo de aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção.

Fonte: Governo do Brasil

Este conteúdo foi publicado em 26/11/2020 09:29

Este site usa cookies para melhorar sua navegação.