MTur oferta capacitação gratuita em turismo e hospitalidade no Paraná

Trabalhadores e gestores do setor de turismo que atuam ou almejam um emprego na região turística “Corredor do Iguaçu”, no estado do Paraná, já podem se inscrever para o curso “Capacitação em Turismo e Hospitalidade”. A rota abrange a capital Curitiba e os municípios de Morretes, Paranaguá e Foz do Iguaçu. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de dezembro.

A qualificação é ofertada na modalidade EAD (ensino a distância) e tem carga horária de 30h. As aulas começam no dia 19 de dezembro e seguem até 27 de fevereiro. Podem participar pessoas a partir de 16 anos de idade, que ganharão um certificado ao final do curso. Não há exigência mínima de escolaridade.

Clique AQUI para se inscrever.

O curso é promovido pelo Ministério do Turismo, pelo Centro de Excelência de Turismo da Universidade de Brasília e pelo grupo de pesquisa Turismo e Sociedade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É o segundo curso de uma série de capacitações previstas no âmbito do programa Qualifica + Turismo. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), busca identificar as principais necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do país e, desta forma, direcionar as capacitações para trabalhadores e gestores do setor.

“O nosso esforço permanente é para promover uma ampla capacitação do setor de turismo de forma mais eficiente. Por isso, estamos levantando e identificando as reais demandas e necessidades de cada local. E, assim, possamos contribuir para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo local”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Em breve, o Ministério do Turismo oferecerá novos cursos de qualificação, a partir das principais necessidades levantadas em mais seis rotas turísticas: Brasília e Chapada dos Veadeiros; Goiânia, Pirenópolis e Goiás; Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão; Natal e litoral; Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas; e Rio de Janeiro Imperial.

CORREDOR DO IGUAÇU – A região turística “Corredor do Iguaçu” é uma das 30 rotas turísticas estratégicas que fazem parte do programa Investe Turismo, que busca a promoção e maior desenvolvimento do potencial turístico destes destinos. Nesta região, estão localizados o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas de Foz do Iguaçu, além das rotas do Pinhão e do litoral paranaense. Juntas, Curitiba, Morretes, Paranaguá e Foz do Iguaçu concentram quase 50% do PIB do turismo no estado e recebem mais de 17 milhões de turistas por ano.

Fonte: Governo do Brasil