Oportunidade: Ministério do Turismo prorroga inscrições para três cursos gratuitos na área de turismo

Profissionais que atuam no setor do turismo ou quem está em busca de uma oportunidade no ramo podem se candidatar, até o dia 3 de janeiro de 2021, a uma vaga em um dos três cursos gratuitos ofertados pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), vinculado ao Ministério da Educação.

Ao todo foram ofertadas seis capacitações, porém a prorrogação das inscrições abrange apenas os cursos de mensageiro em meio de hospedagem, garçom e garçonete, e copeiro (a). Para essas modalidades estão disponíveis três mil vagas e as aulas terão início entre janeiro e abril de 2021.

Para se inscrever em um dos três cursos, acesse AQUI.

Dentre os critérios para realizar a inscrição estão possuir ensino fundamental (I ou II) e ter idade mínima de 16 anos. A carga horária varia entre 160 e 200 horas cada e não é possível realizar dois cursos ao mesmo tempo.

“Esta é mais uma oportunidade que oferecemos a quem busca uma especialização para impulsionar a sua carreira profissional no setor de turismo no nosso país. O nosso compromisso é, de forma permanente, oferecer qualificação gratuita a todo o setor”, destacou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

A lista dos candidatos selecionados na primeira etapa da oferta dos cursos já está disponível, bem como daqueles que ficaram em lista de espera. Para conhecer os aprovados, acesse AQUI.

As matrículas serão feitas de forma automática, desde que o candidato tenha inserido seus dados corretamente no ato da inscrição. Para acessar o espaço do aluno, é preciso se conectar na plataforma do IFLSULDEMINAS Novos Caminhos, utilizando a senha ifsuldeminas1.

CURSOS – Uma parceria entre o Ministério do Turismo e o IFSULDEMINAS, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação, permitiu a oferta de seis cursos gratuitos voltados para o setor de turismo em dezembro deste ano. Ao todo, foram mais de cinco mil vagas ofertadas nas seguintes modalidades: agente de recepção e reservas em meios de hospedagem; mensageiro em meio de hospedagem; copeiro (a); garçom/garçonete, espanhol básico e espanhol intermediário.

A oferta dos seis cursos integra as atividades do programa Novos Caminhos, lançado no ano passado pelo governo federal e que objetiva ofertar oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro.

QUADRO DE VAGAS REMANESCENTES

CursoPerfil do ProfissionalCarga horáriaVagasEscolaridade e idade mínima
Copeiro (a)Realiza o mise-en-place e o preparo de café, bebidas não alcoólicas e lanches rápidos. Presta atendimento e serve aos clientes. Segue os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.1601.000Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º)
Garçom/garçoneteExecuta a mise-en-place de sala e bar. Reconhece os sistemas e aplica as técnicas de serviço de sala e bar. Organiza e otimiza o espaço de sala e bar. Recepciona e acomoda clientes. Registra e auxilia nas escolhas dos pedidos. Segue os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.2001.000Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º
Mensageiro em Meio de HospedagemAborda, recebe e acompanha o hóspede e suas bagagens na entrada e saída dos meios de hospedagem. Encaminha e acomoda o hóspede nas unidades habitacionais, oferecendo orientações gerais sobre o manuseio e funcionamento dos equipamentos disponíveis. Distribui mensagens internas e externas. Executa serviços complementares de ajuda operacional.1601.000Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º)

Fonte: Governo Federal