FBI investiga transmissão que ameaçou jogar avião contra prédio do Capitólio nos EUA

O FBI está investigando uma suposta violação de segurança em seu sistema de controle de tráfego aéreo depois que uma transmissão de uma fonte desconhecida ameaçou jogar uma aeronave contra o prédio do Capitólio dos Estados Unidos como vingança pela morte do general iraniano Qasem Soleimani.

O caso foi noticiado pela rede americana CBS News e confirmada por outras redes de notícias nos EUA. A mensagem interceptada dizia: “Vamos voar em um avião para o Capitólio na quarta-feira. Soleimani será vingado”. A transmissão foi captada por controladores de tráfego aéreo em Nova York.

Segundo as grandes redes de notícia, as autoridades americanas acreditam que não se trata de uma ameaça real. Mesmo assim, após a era 11 de setembro, qualquer possível ameaça contra a segurança nacional nos EUA tem sido investigada a fundo.

Soleimani era um dos generais mais carismáticos do regime iraniano e foi abatido em uma operação no Iraque em 2020. Foram atribuídos a ele diversos ataques terroristas em vários países, dentre eles o atentados à Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em Buenos Aires, no dia 18 de julho de 1994, que provocou a morte de 85 pessoas.

Com informações do The Jerusalem Post