O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira (29) a alteração dos titulares de 6 ministérios em seu governo. A informação foi publicada em nota emitida à imprensa pelo Ministério das Comunicações. Confira as mudanças:
Casa Civil
O General Luiz Eduardo Ramos deixa a Secretaria de Governo e vai assumir a Casa Civil da Presidência da República, no lugar do General Braga Neto. Assim, Ramos deixa de desempenhar funções referentes à articulação política do governo Bolsonaro.
Ministério da Defesa
O General Valter Braga Netto assume o Ministério da Defesa, maior orçamento do governo em 2021, no cargo que era ocupado pelo General Fernando Azevedo.
Secretaria da Justiça e Segurança Pública
O Ministério da Justiça e Segurança Pública passa a ser comandado pelo Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres, até então Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. O novo ministro tem experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica.
Ministério das Relações Exteriores
Com a saída de Ernesto Araújo, o Ministério das Relações Exteriores passa a ser comandado pelo diplomata Carlos Alberto Franco França. No corpo diplomático brasileiro desde 1991, França ocupou postos nas embaixadas do Brasil na Bolívia (em duas ocasiões), no Paraguai e nos Estados Unidos. Atualmente estava no Cerimonial da Presidência da República.
Secretaria de Governo da Presidência da República
Bolsonaro escolheu a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) para ocupar a Secretaria de Governo da Presidência da República. Flávia é esposa do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
Advocacia Geral da União
André Mendonça volta ao seu antigo posto como Ministro-Chefe da Advocacia Geral da União. Especula-se que a troca ocorreu en decorrência de um erro formal na ADIN que o presidente propôs contra os decretos estaduais que restringiam o direito de ir e vir de cidadãos. A ação foi rejeitada pelo ministro Matco Aurélio por nào conter a assinatura do Advogado Geral da União,
Leia a íntegra da nota
NOTA
O Presidente Jair Bolsonaro alterou a titularidade de seis ministérios nesta segunda-feira (29). As seguintes nomeações serão publicadas no Diário Oficial, a saber:
•Casa Civil da Presidência da República: General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira;
•Ministério da Justiça e Segurança Púbica: Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres;
•Ministério da Defesa: General Walter Souza Braga Netto;
•Ministério das Relações Exteriores: Embaixador Carlos Alberto Franco França;
•Secretaria de Governo da Presidência da República: Deputada Federal Flávia Arruda;
•Advocacia-Geral da União: André Luiz de Almeida Mendonça.
Secretaria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações