A presença de militares no Governo Federal é bem avaliada pela maioria dos brasileiros, é o que revelou um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (8).
Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados avaliou positivamente a participação de membros das Forças Armadas no governo do presidente Jair Bolsonaro, enquanto 36% avaliou negativamente. Para 7,8% o fato é irrelevante.
Perguntados se a participação no Governo Federal prejudicaria a imagem dos militares, 53,6% respondeu que não, enquanto 40,7% respondeu que sim.
Também a maioria dos entrevistados, 62,1%, não considerou com um risco de golpe a participação de militares no executivo.
Instituição de maior credibilidade na República
Em 2014, uma pesquisa da FGV identificou as Forças Armadas como instituição de maior credibilidade do País. Segundo a análise, as Forças Armadas possuem o maior índice de confiança entre as instituições públicas ou privadas do Brasil, com 68% de credibilidade.
Metodologia
O universo desta pesquisa abrange os habitantes brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, com habitantes com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 194 municípios brasileiros durante os dias 25 de fevereiro a 1 de março de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 878 entrevistas, 4,5% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 545 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 305 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 292 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.
Veja os dados completos da pesquisa aqui.