Sexta, 01 de Março de 2024 08:27
63 98121-2858
Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins inicia reuniões para o preenchimento do Censo Suas 2023

Reuniões são voltadas para gestores, técnicos, coordenadores e conselheiros da Assistência Social, dos 139 municípios

01/11/2023 21h50
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Censo Suas é um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Censo Suas é um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Com objetivo de apoiar tecnicamente os gestores municipais de Assistência Social dos 139 municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nos dias 6 e 7, reuniões para orientações técnicas sobre o preenchimento do Censo Suas 2023. Os encontros ocorrerão no prédio da Faculdade Unopar, em Palmas.

As reuniões são voltadas para gestores, técnicos, coordenadores e conselheiros da Assistência Social dos 139 municípios e ocorrem nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Continua após a publicidade

As orientações ocorrem, por regionais, nas seguintes datas: Dia 6 de novembro nas regionais: sudoeste, sudeste, centro-oeste e centro-leste e dia 7 de novembro nas regionais: norte I, norte II e norte III.

A diretora do Suas, Luzia América Gama de Lima destaca a importância da ferramenta. “Os dados e informações coletados pelo Censo Suas contribuem significativamente para a efetividade e transparência da Política de Assistência Social (Pnas), bem como para a melhoria da estrutura da rede socioassistencial e funcionamento do Suas [Sistema Único de Assistência Social]”.

Continua após a publicidade

A diretora orienta sobre as implicações do não preenchimento dos formulários pelo município, dentro do prazo. “Pode ocorrer sanções administrativas que podem levar até ao bloqueio de recursos”, alerta.

Continua após a publicidade

Censo Suas

O Censo Suas é um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). É a coleta de informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera da ação do Suas.

Objetivo

A finalidade do Censo Suas é coletar informações sobre os padrões dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social realizados no âmbito das unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações constantes do cadastro da assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.

AVigilância Socioassistencial, por exemplo, como um dos principais instrumentos doSuas, recebe os dados coletados doCenso Suas. Com base neles, promove as articulações necessárias com outras políticas setoriais para atender as demandas que lhe são apresentadas.

Com os dados doCenso Suaspode-se, ainda, promover um aumento da capacidade de ofertas de programas, projetos e serviços da rede socioassistencial em âmbito nacional. Bem como utilizar os dados para a elaboração de diagnósticos socioterritoriais, visando, dessa forma, a construção de indicadores a serem utilizados para o monitoramento das ações do Suas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.