Sexta, 01 de Março de 2024 07:16
63 98121-2858
Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins promove encontros sobre Programa Criança Feliz

Evento, que ocorre em Palmas até sexta-feira, 10, tem a finalidade de fortalecer o debate sobre a primeira infância no Sistema Único de Assistência...

08/11/2023 21h59
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
O evento acontece no prédio da Faculdade Unopar, em Palmas - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
O evento acontece no prédio da Faculdade Unopar, em Palmas - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove desta quarta-feira, 8, até sexta-feira, 10, o encontroDiálogos Construtivos sobre a Primeira Infância e Imersão ao Programa Criança Feliz no SUAS. O evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no prédio da Faculdade Unopar, em Palmas.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, destacou que o programa tem grande importância, por chegar até as famílias. “E levar informação sobre o cuidado infantil, por meio das visitas domiciliares, em um momento de maiores possibilidades para a formação das competências humanas que ocorrem entre a gestação e o sexto ano de idade”, pontuou o secretário, durante o encontro.

Continua após a publicidade

O evento tem a finalidade de fortalecer o debate sobre a primeira infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a partir da implementação de ações intersetoriais das políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, bem como atualizar os conhecimentos e socialização de experiências por meio da imersão ao Programa Criança Feliz (PCF), tornando-os aptos para realizarem as capacitações das equipes de visitadores municipais e demais atores dos territórios. O público-alvo são os supervisores municipais do programa.

A coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, no Tocantins, Katilvânia Guedes, reforçou a importância da participação dos supervisores no encontro. “É um momento importante para a discussão da Primeira Infância e a ideia é fomentar esse debate com os municípios. Teremos, também, uma imersão ao Programa Criança Feliz, que passa por um processo de reordenamento que traz algumas mudanças”, enfatizou.

Continua após a publicidade

A supervisora do PCF em Palmeiras do Tocantins, Joice Fernandes de Souza, disse que as visitas em seu município acontecem com tranquilidade e que espera levar novos conhecimentos e aprofundar nas alterações que acontecem no Programa.

Continua após a publicidade

Números do programa

Em 2022, o Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz superou a marca de 11,9 mil pessoas visitadas e 313.596 visitas realizadas, tendo como um de seus princípios a atenção à gestante e criança na primeira infância, considerando, necessariamente, sua família, o território e seu contexto de vida.

De janeiro a outubro de 2023, o programa acompanhou 10,8 mil pessoas, totalizando 254.467 visitas realizadas.

No Tocantins, em um total de 81 municípios elegíveis, 65 já têm adesão ao programa.

Programa Primeira Infância

É um programa de promoção à parentalidade, que estabelece como eixos estruturantes as visitas domiciliares e a intersetorialidade, ações essas que se complementam e contribuem para o fortalecimento dos direitos da criança na primeira infância, bem como contribui para melhoria das condições de vida das crianças.

Governo do Tocantins promove encontros sobre Programa Criança Feliz
Evento tem a finalidade de fortalecer o debate sobre a primeira infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove encontros sobre Programa Criança Feliz
Coordenadora do Programa Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia Guedes - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove encontros sobre Programa Criança Feliz
Supervisora do Programa Criança Feliz em Palmeiras do Tocantins, Joice Fernandes de Souza - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.