Sexta, 01 de Março de 2024 08:09
63 98121-2858
Assistência Social Gurupi - TO

Gurupi 65 anos: Programa “Acolhe Gurupi” é apresentado para famílias dos bairros Vila São José e Bela Vista

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi Nesta terça-feira, 07, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, se reuniu com as famílias dos bairros Vila São José e...

08/11/2023 22h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 07, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, se reuniu com as famílias dos bairros Vila São José e Bela Vista para apresentar o programa “Acolhe Gurupi”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A iniciativa que faz parte da programação do aniversário de 65 anos da cidade, visa combater a desigualdade social e promover o acesso à capacitação profissional para famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Continua após a publicidade

As reuniões foram realizadas nas escolas municipais José Pereira da Cruz, na Vila São José; e Agripino de Sousa Galvão, no Bela Vista. Com a presença de inúmeras famílias e líderes comunitários, a prefeita Josi Nunes destacou a importância do programa, sonhado por ela e sua mãe Dolores Nunes, que está se tornando realidade para a cidade de Gurupi. “Estou muito feliz em apresentar o Acolhe Gurupi, que será o maior programa na área alimentar já lançado em nossa cidade, e que vai criar um ambiente onde as famílias mais carentes terão a oportunidade de melhorar suas condições de vida”, relatou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi
Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O “Acolhe Gurupi” vai beneficiar mil famílias com auxílio mensal no valor de R$150,00. Por meio de um cartão, o beneficiário poderá comprar alimentos, material de higiene pessoal e produtos de limpeza, em mercados credenciados no comércio local. A Prefeita enfatizou ainda que o objetivo da gestão é expandir o programa ao longo dos próximos anos, aumentando o número de famílias atendidas e reforçando o compromisso de combater a desigualdade social em Gurupi.

Continua após a publicidade

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, enfatizou que o programa será implementado de maneira criteriosa para garantir que as famílias que mais precisam sejam atendidas. Ela explicou que o programa é destinado a famílias de baixa renda que estão atualizadas no Cadastro Único nos últimos 24 meses.

Continua após a publicidade

“A seleção das famílias será feita com muito cuidado para que sejam beneficiadas realmente aquelas que necessitam. Ou seja, mãe solo, famílias que não tenham renda e que tenham crianças até seis anos ou dependentes com deficiência”, explicou a Secretária. Além disso, Donato destacou que o programa não apenas irá fornecer auxílio financeiro, mas também oportunidades de capacitação profissional para ajudar as famílias a empreenderem ou se inserirem no mercado de trabalho.

Os moradores aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Gurupi. A dona de casa e moradora da Vila São José, Pâmalla Lopes, disse que será um apoio essencial para quem necessita. “Foi uma excelente ideia, esse cartão vai ajudar muito quem precisa de alimentos e itens básicos”, afirmou. A aposentada e moradora do setor Bela Vista, Tanita Ribeiro, ressaltou. “Vai ser de grande ajuda esse cartão, muitas famílias aqui precisam, agora é seguir as instruções que passaram para nós aqui hoje e fazer a inscrição”, contou.

Cadastro

A concessão do benefício será avaliada e autorizada por técnicos de nível superior do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mediante a apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de cadastro único.

O período de inscrição é de 16 a 22 de novembro, das 08h às 18h nos seguintes locais:

– CRAS Nezinho Guida, Setor Vila Iris, Rua H, Q 11, Nº 149.
– CRAS VILA NOVA: Rua 20, entre Ruas 10 e 11.
– CRAS ALICE, Rua Daniela, Nº 1462, Alto da Boa Vista.

– Prefeitura de Gurupi, Rua 01, esquina com Avenida Maranhão, Centro.

Os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de Cadastro Único.

A previsão é que o anúncio das famílias contempladas e a entrega dos cartões sejam realizados na primeira quinzena de dezembro.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi
Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.