Segunda, 17 de Junho de 2024 19:37
63 98121-2858
Saúde Tocantins

No Dia Nacional de Combate à Dengue, SES-TO chama atenção para a prevenção

Data foi instituída para mobilizar os órgãos públicos e a sociedade em geral para o combate ao vetor da doença

20/11/2023 09h12
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
No Tocantins, a data marca a semana de atividades para controle das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti - Foto: Raiza Milhomem/Semus Palmas
No Tocantins, a data marca a semana de atividades para controle das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti - Foto: Raiza Milhomem/Semus Palmas

Celebrado sempre no penúltimo sábado do mês de novembro, o Dia Nacional de Combate à Dengue foi instituído por Lei Federal nº 12.235 de 2010 e tem o objetivo de mobilizar o poder público, inciativas privadas e a população em geral para a realização de ações integradas destinadas ao combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes Aegypti.

No Tocantins, a data marca a semana de atividades para controle das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti. A programação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) terá encontros com representantes dos 139 municípios, rede de laboratórios de entomologia e reunião ordinária da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Combate ao Aedes (SECC).

Continua após a publicidade

A VII Reunião Anual da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos e a II Reunião Técnica Integrada de Vigilância das Arboviroses no Estado do Tocantins serão realizadas no período de 21 a 23 de novembro, das 08 às 18 horas no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), em Palmas e no dia, 24, haverá a reunião da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Combate ao Aedes, criada por meio do Decreto nº. 5.638, de 21 de janeiro de 2016, que tem como desígnio desenvolver e fortalecer as ações estratégicas de prevenção às Arboviroses, integrando diversos órgãos/instituições para o fortalecimento das ações de educação, comunicação e mobilização social.

“Todas essas ações culminarão na realização daSemana Estadual de Prevenção e Combate às Arbovirosesa ser desenvolvida em todo o Tocantins no período de 4 a 8 de dezembro. Precisamos do engajamento de todos para minimizar a disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. Este ano o tema da semana seráProteja seu lar, cuide da sua saúde, afirmou a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck.

Continua após a publicidade

A gerente complementa que “as doenças transmitidas por vetores ultrapassam os limites da área da saúde, demandando ações intersetoriais. A proposta para este ano reforça a necessidade de fortalecer estratégias voltadas para a interface com a sociedade. Dessa forma, é crucial envolver setores não governamentais e contar com a participação ativa da sociedade. É imprescindível, também que as Salas Municipais de Combate ao Aedes estejam ativas e atuantes em todos os territórios municipais, promovendo ações coordenadas”.

Dados

Continua após a publicidade

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), apontam que houve uma queda nos casos confirmados, em 85%, com registro de 2.784 este ano, se comparado com 2002 quando houveram 19.299 casos confirmados.

"Esta redução não pode ser motivo de descuido, pois estamos chegando ao período de aumento de chuvas e possíveis criadouros do mosquito, o que propicia uma tendência de aumento dos casos e posterior gravidade da doença, que já registrou 2 óbitos, de residentes dos municípios de Dianópolis e Palmas este ano", pontuou a gerente.

Vírus

No Tocantins há a circulação dos vírus da DENV 1, nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Ponte Alta do Tocantins e Tocantinópolis e o vírus DENV 2 encontrado em Araguaína, Colinas, Gurupi, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Paraíso e Porto Nacional.


No Dia Nacional de Combate à Dengue, SES-TO chama atenção para a prevenção
SES-TO reforça a importância de ações integradas de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti - Raiza Milhomem/Semus Palmas
No Dia Nacional de Combate à Dengue, SES-TO chama atenção para a prevenção
Vigilância e eliminação dos criadores são as mais eficazes medidas de prevenção - Raiza Milhomem/Semus Palmas
No Dia Nacional de Combate à Dengue, SES-TO chama atenção para a prevenção
Data foi instituída para mobilizar os órgãos públicos e a sociedade em geral para o combate ao vetor da doença - Raiza Milhomem/Semus Palmas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.