Sexta, 01 de Março de 2024 08:26
63 98121-2858
Assistência Social Tocantins

Iniciativas de escolas estaduais do Tocantins são selecionadas pelo Instituto Natura

Ações exitosas serão apresentadas em Seminário do Instituto e divulgadas na edição da revista Coletâneas das Rodas de Conversa 2023

23/11/2023 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Iniciativa desenvolvida pela Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, está entre as selecionadas - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Iniciativa desenvolvida pela Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, está entre as selecionadas - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Iniciativas de três escolas estaduais do Tocantins de Ensino Médio Integral foram selecionadas pelo Instituto Natura e serão apresentadas no 4º Seminário das Rodas de Conversa do EMI 2023, que ocorre nesta quinta-feira, 23, no canal do Instituto Natura no YouTube. Os trabalhos escolhidos também serão compilados e divulgados na Revista das Coletâneas das Rodas de Conversa EMI 2023, permitindo ampla divulgação das práticas das escolas e das Secretarias de Educação selecionadas.

Vozes do passado no presente: a cultura indígena no Tocantinsestá entre as iniciativas tocantinenses selecionadas. A ação do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, promoveu um intercâmbio entre estudantes da unidade de ensino e de escolas da comunidade indígena do povo Javaé, na Ilha do Bananal, oportunizando o conhecimento da cultura e costumes dos povos indígenas do Tocantins.

Continua após a publicidade

O Colégio Estadual Manoel Vicente Souza, de Augustinópolis, também está entre as unidades escolhidas pelo Instituto Natura.Carta aberta à Famíliaé o título do projeto que buscou fortalecer a comunicação entre os familiares, bem como aperfeiçoar a produção textual. “Essa necessidade foi percebida durante as aulas de Projeto de Vida, nas quais os estudantes relatavam dificuldade em manter uma comunicação aberta e sincera. Com as cartas, tivemos vários depoimentos positivos referentes à melhora da comunicação em casa, e os reflexos disso foram percebidos também em sala de aula", relatou a professora Crislany Neres Rezende.

Prática de Mentoria com a Equipe Gestora, desenvolvida pela Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, é a outra iniciativa classificada. O objetivo é ter bases técnicas e teóricas na mentoria de diretores, comunicação e relações interpessoais, violências sociais e escolares, saberes dos diretores e a cultura colaborativa, gestão financeira e as demandas de infraestrutura na escola, avaliação de aprendizagem institucional além de liderança.

Continua após a publicidade

O diretor da unidade escolar, José Antonio Aguiar Gama, detalhou a realização dos encontros semanais e revelou a emoção em ter o projeto selecionado. “Por meio do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores de Unidade Escolares, oferecido pela Seduc, percebi que poderia aperfeiçoar e fortalecer meu trabalho como gestor, compartilhando esses conhecimentos com toda a equipe gestora. O meu sentimento é de gratidão, pois além dos resultados na nossa escola, que foram surpreendentes, ter esse reconhecimento em rede nacional, representa uma realização profissional”, enfatizou.

Continua após a publicidade

Instituto Natura

A organização sem fins lucrativos atua em conjunto com diferentes setores da sociedade buscando garantir aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros. A atuação do Instituto Natura tem entre as prioridades atuar no apoio à implementação de políticas públicas de educação e na articulação das agendas prioritárias que transformem a educação pública do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.