Sexta, 01 de Março de 2024 08:26
63 98121-2858
Saúde Tocantins

HGP é referência em tratamento do pé torto congênito em todo o Estado

Ambulatório atende uma média de 300 pacientes incluindo crianças com pé torto congênito e oferece uma assistência humanizada

23/11/2023 16h15
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
A unidade é referência em tratamento do pé torto congênito - Foto: Saúde/Tocanyins
A unidade é referência em tratamento do pé torto congênito - Foto: Saúde/Tocanyins

O pé torto congênito (PTC) é um transtorno do desenvolvimento que acontece durante a gestação, podendo afetar um ou ambos os pés, com causas ainda desconhecidas. No Tocantins, o ambulatório pediátrico do Hospital-Geral de Palmas (HGP) é a unidade referência para todo o Estado no tratamento desse problema de saúde.

Segundo o médico ortopedista pediátrico, Jorge Antônio da Silva, “o tratamento consiste em uma troca de gesso semanal e, quando o pé já está na posição adequada, na maioria das vezes precisa realizar um procedimento chamadotenotomia do tendão de Aquiles. Após esta cirurgia, tem que fazer umas cinco a seis trocas de gesso dependendo da rigidez do pé. Quando faz este procedimento final, fica com gesso e, três semanas depois, coloca um aparelho para mantera correção e não deixar o pé voltar”, explicou.

Continua após a publicidade

“O Ambulatório Pediátrico do HGP é referência em atendimento de ortopedia pediátrica [doençascongênitas], o serviço de ortopedia pediátrica do ambulatório atende uma média de 300 pacientes, incluindo o pé torto congênito, e dispomos de profissionais qualificados na assistência humanizada ao paciente”, afirma a responsável pelo ambulatório, Jeane Coimbra.

A moradora de Santa Fé do Araguaia, Loys Lenny Santos, trouxe o filho de quatro meses. "Eu percebi [o problema] quando ele tinhatrêsmeses. Falei para a pediatra e ele foi encaminhado para o HGP. Ele fez cirurgia e voltou no início deste mês e, agora, é o retornomédico. Está sendo ótima a evoluçãodo meu filho, está sendo bem cuidado no HGP”, informa.

Continua após a publicidade

Para atendimento no HGP, os pacientes são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos seus municípios, via Central Estadual de Regulação, que organiza o fluxo da unidade hospitalar.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.