O Governo do Tocantins, por meio da Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta quinta-feira, 23, uma reunião de orientação para os municípios preencherem o Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira referente ao exercício de 2022 no Sistema Suasweb.
O Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira é um instrumento eletrônico, utilizado pelos gestores de Assistência Social, para o registro de suas prestações de contas, que deverão ser submetidas à manifestação do Conselho de Assistência Social, entidade competente para verificação quanto ao cumprimento da finalidade dos recursos.
A superintendente de Desenvolvimento Social da Setas, Luzia América Gama de Lima, abriu a reunião representando o secretário da Setas, Jonis Calaça, e falou sobre a importância das orientações. “Esse momento é fundamental para que vocês possam tirar dúvidas e trabalhar com segurança no preenchimento do instrumento. Quero que saibam que podem contar com toda nossa equipe, queremos andar junto com vocês”, declarou a gestora.
Participam da reunião de orientação os secretários de Assistência Social ou adjuntos, técnicos da área financeira e os secretários executivos ou presidentes do Conselho Municipal de Assistência Social.
De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social de Araguanã, Ângela Maria Rodrigues, as orientações são fundamentais para os municípios. “São muitas informações a serem preenchidas e, muitas vezes, sofremos com a grande mudança das equipes técnicas. A nossa sorte é de que a equipe da Setas é muito presente, sempre nos informando dos prazos e nos ajudando a lidar com todos os sistemas”, destacou.
Quem também reforçou a importância da reunião foi a operadora do Sistema em Silvanópolis, Maria da Guia. “Houve muitas mudanças no preenchimento do demonstrativo, então este momento de aprender e tirar dúvidas é essencial”, afirmou.
Prazos
O Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira está aberto para o preenchimento desde o dia 27 de outubro. A partir desta data, são 60 dias para a sua finalização. Após este prazo, os Conselhos de Assistência Social terão 30 dias para encaminhar o parecer no Sistema Suasweb. Para tanto, o sistema CadSuas deverá estar atualizado, para que não ocorra nenhum problema na finalização do referido instrumento.
Logo, os gestores deverão lançar as informações até o dia 27 de dezembro e os respectivos conselhos deverão se manifestar acerca do cumprimento das finalidades dos repasses da execução dos serviços, programas e projetos socioassistenciais até o dia 27 de janeiro 2024.
Contato
Os telefones de contato para informações são da Gerência de Gestão do SUAS/Vigilância Socioassistencial (63) 3218-1906 e (63) 3218-1914.