Sexta, 01 de Março de 2024 08:17
63 98121-2858
Saúde Tocantins

Hemorrede do Tocantins homenageia doadores no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Celebrado neste sábado, 25, hemocentros do Estado entregarão lembrancinhas e homenagens aos doadores de sangue

24/11/2023 14h53
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Até a primeira quinzena de novembro de 2023, compareceram à Hemorrede do Tocantins 29.815 candidatos à doação de sangue - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Até a primeira quinzena de novembro de 2023, compareceram à Hemorrede do Tocantins 29.815 candidatos à doação de sangue - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

No Brasil, comemora-se no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma homenagem a tantas pessoas praticamente anônimas, que salvam vidas diariamente, pelo importante ato de solidariedade de doar sangue.

No Tocantins, até a primeira quinzena de novembro de 2023, compareceram à Hemorrede do Estado, 29.815 candidatos à doação de sangue, pessoas que dedicaram um tempo para ajudar a salvar vidas. “Esta é uma data muito importante para nós, servidores da Hemorrede e do Governo do Estado, pois milhares de tocantinenses estiveram conosco nessa jornada de salvar vidas, não poderíamos deixar de agradecer e homenagear esses heróis e heroínas que fazem a diferença na saúde da nossa população”, ressaltou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes.

Continua após a publicidade

Entre as milhares de histórias, existe a da Louri Kopke, de 68 anos, moradora de Paraíso do Tocantins, que iniciou sua jornada como doadora em 2006, quando uma amiga precisou fazer uma cirurgia. “Lembro que a minha primeira motivação foi ajudar uma amiga e confesso que estava com medo, mas quando doei vi que era muito simples e aquilo me trouxe uma sensação inexplicável e nunca mais deixei de doar”, falou a doadora emocionada.

A doadora relata que, no dia 25, fará a sua última doação de sangue, já que a legislação só permite pessoas com idade de até 68 anos e 11 meses. “Fui convidada pelo hemocentro para uma homenagem neste sábado, 25, e lá farei a minha última doação, é um misto de sentimentos, confesso que gostaria de poder continuar doando, mas sei que posso continuar ajudando e incentivando pessoas a doarem”, ressaltou Louri Kopke.

Continua após a publicidade

Comemoração

Continua após a publicidade

No dia 25 de novembro, as unidades do Hemocentro em Palmas (unidade coordenadora), Araguaína e Augustinópolis irão realizar coletas programadas com café da manhã, entrega de lembrancinhas e homenagens aos doadores de sangue. Em Gurupi, os doadores participarão de um almoço especial, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Gurupi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.