Sexta, 01 de Março de 2024 07:54
63 98121-2858
Saúde Tocantins

Hemorrede Tocantins faz homenagem aos doadores de sangue

Programação ocorreu em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado anualmente no dia 25 de novembro

27/11/2023 09h03
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Hemocentro Coordenador de Palmas homenageou doadores - Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
Hemocentro Coordenador de Palmas homenageou doadores - Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado anualmente emtodo dia 25 de novembro, a Hemorrede do Tocantins realizou uma programação especial para homenagear os parceiros e os doadores de sangue em todo o Estado. Adata celebrada em Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Augustinópolis teve coletas programadas com café da manhã, entrega de lembrancinhas e certificados aos heróis e heroínas. Em Gurupi os doadores participaram de um almoço especial, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Gurupi.

A diretora de gestão da Hemorrede Tocantins, Heloina Oliveira, falou da importância de homenagear os doadores fidelizados. “É uma homenagem simbólica perto de tudo que eles representam para nós da Hemorrede e principalmente para a vida de muitas pessoas que eles ajudaram a salvar, por isso não poderíamos deixar de demonstrarmos a nossa gratidão pela parceria que nos ajuda a salvar vidas”.

Continua após a publicidade

A diretora deixou um alerta para os números do Hemocentro. “Apesar de termos um público fidelizado, ele ainda representa um número abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde-OMS, por isso a importância que a gente busque parcerias, capte ainda mais doadores e que nossos representantes tenham como bandeira o ato de doar sangue. A doação é o insumo necessário para manter os estoques de sangue, e é uma responsabilidade social, da população civil em geral, e não só do Governo, que nos oferta a estrutura”.

A responsável pelo setor de captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), Robéria Fernandes, relatou que a demanda aumentou em todo o Estado. “Muitos doadores deixaram de doar ou porque não podem mais doar, ou porque fez uma cirurgia, ou está com diabetes e paralelo a isso nossas solicitações aumentaram consideravelmente devido ao aumento de cirurgias cardíacas, eletivas, além dos novos Hospitais particulares em Palmas. Para que a gente consiga atender a população Tocantinense estamos fazendo palestras nas escolas, nas empresas, órgãos públicos, com o objetivo de manter os estoques regulares”.

Continua após a publicidade

A doadora Debora Teles da Silva, de 25 anos, está na sua sexta doação. “Pra mim é um privilégio doar sangue, fiquei com receio na minha primeira experiência, mas assim que eu doei eu me senti muito grata e feliz com a possibilidade de poder salvar outras vidas. Nosso grupo de jovens da Igreja tenta se reunir a cada três meses ou a cada 6 meses para fazer doação, ou mesmo quando o próprio pessoal do hemocentro liga precisando de doação, e é sempre um prazer poder ajudar”.

Continua após a publicidade

Uma das homenageadas foi a doadora Louri Kopke, de 68 anos, que desde 2006 colabora com a Hemorrede e já ajudou a salvar mais de 200 vidas e que fez sua última doação de, no dia 25, já que a legislação só permite pessoas com idade de até 68 anos e 11 meses. “Estou muito emocionada e agradecida com essa homenagem, pois confesso que gostaria de continuar doando, mas sei que posso continuar incentivando outras pessoas a doarem. Ser doadora me manteve uma pessoa saudável e muito feliz!”.

Dados

No ano de 2022 foram registrados 32.780 candidatos à doação de sangue e realizadas 63 coletas externas. Este ano, compareceram aos Hemocentros do Tocantins, cerca de 30 candidatos à doação de sangue até a 1ª quinzena de novembro.

Origem do DiaNacionaldoDoadorVoluntário deSangue

ODiadoDoadorVoluntário deSanguefoi estabelecido atravésdoDecreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo odia25 de novembro - datadoaniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários deSangue- como a data oficialdodoadordesangueno Brasil.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna essediaespecialmente importante para promover esse ato solidário.

Hemorrede Tocantins faz homenagem aos doadores de sangue
Louri Kopke, de 68 anos, desde 2006 colabora com a Hemorrede Tocantins - Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
Hemorrede Tocantins faz homenagem aos doadores de sangue
Débora Teles fez sua sexta doação de sangue - Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
Hemorrede Tocantins faz homenagem aos doadores de sangue
Doadores foram homenageados no Hemocentro de Porto Nacional - Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.