Sexta, 01 de Março de 2024 07:23
63 98121-2858
Turismo São Sebastião - SP

Município de São Sebastião é bicampeão no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24

O município de São Sebastião foi vencedor da 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, da Associação Brasileira das Operadoras de T...

27/11/2023 14h32
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

O município de São Sebastião foi vencedor da 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com a iniciativa ‘Avistamento de Baleias em São Sebastião’.

A cidade é bicampeã no prêmio Braztoa e, na edição 2022, levou o troféu com o Projeto de Turismo de Base Comunitária ‘valorizando a cultura caiçara’.

Continua após a publicidade

Ao todo, foram 98 iniciativas sustentáveis inscritas, vindas de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo que dessas, apenas 10 iniciativas foram as vencedoras, com cerimônia de premiação realizada em Vitória (ES), no último sábado (25).

Na ocasião, representantes da Secretaria de Turismo de São Sebastião tiveram a oportunidade de apresentar o projeto aos jurados, de forma presencial e on-line, no Sebrae ES. O projeto ‘Avistamento Responsável de Baleias’, em São Sebastião, promove a conservação marinha e o turismo sustentável, com práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, reduzindo impactos ambientais e impulsionando o crescimento econômico local. É uma iniciativa que protege a biodiversidade, cultiva cultura de conservação e fortalece a economia.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem.

Continua após a publicidade

São oferecidos também cursos de capacitação aos operadores e feitas instalações de placas, totens e distribuição de materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.

Em junho de 2023, o prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que agora tem sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) da Rua da Praia, com o intuito de que as orientações sejam passadas aos visitantes antes de irem ao mar.

O Turismo de Avistamento Responsável de Baleias também refletiu positivamente na economia do município, beneficiando empresas locais, gerando empregos e fortalecendo a economia local. De acordo com as empresas que trabalham diretamente com avistamento de cetáceos, os anos de 2022 e 2023 superaram as expectativas tanto em procura quanto em vendas, gerando mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera, proporcionando uma média de R$180 mil somente em passeios e um incremento de mais de R$ 350 mil para a economia geral do município.   

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

#PraTodosVerem: sequência de imagens da cerimônia de premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.