Sexta, 01 de Março de 2024 07:35
63 98121-2858
Saúde Tocantins

Governo do Tocantins entrega dois novos veículos para o Serviço de Verificação de Óbitos

Novos rabecões servirão para a remoção e transporte de corpos de pessoas que morreram de causas naturais de forma segura

27/11/2023 17h42
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Novos rabecões serão enviados para os municípios de Palmas e Araguaína - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
Novos rabecões serão enviados para os municípios de Palmas e Araguaína - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), entregou nesta segunda-feira, 27, dois novos veículos adaptados para servirem como rabecões do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que contribuirão para o trabalho de recolhimento e transporte de corpos.

A aquisição dos dois veículos foi realizada por meio de um processo licitatório pago com verbas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Os rabecões auxiliarão no trabalho desempenhado nas cidades de Palmas e Araguaína, que atendem mensalmente uma média de 30 famílias.

Continua após a publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, comentou sobre como os automóveis são importantes para o atendimento da demanda em todo o Tocantins. “São rabecões adaptados e que auxiliarão no trabalho diário realizado tanto em Palmas quanto em Araguaína. Continuaremos o trabalho em prol do fortalecimento de todos os serviços de saúde, para que a população seja cada dia melhor atendida pelo Sistema Único de Saúde”, declarou.

A entrega contou com a presença de servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde. A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Joaquina, afirmou que a aquisição dessa nova frota traz certa tranquilidade para as famílias enlutadas no Tocantins. "Elas saberão que realizaremos um transporte público que obedece a todas as normas de segurança, sigilo e ética para os procedimentos necessários e para o esclarecimento de qualquer dúvida pertinente. E esse é um ganho muito grande e me deixa muito feliz, porque estamos fortalecendo cada vez mais o nosso sistema público de saúde”, ressaltou.

Continua após a publicidade

SVO

Continua após a publicidade

O SVO é um serviço público estratégico que colabora para o diagnóstico da situação de saúde, auxiliando na promoção de ações para esclarecer causas de óbitos, com ou sem assistência médica, especialmente nos casos sob investigação epidemiológica. Tem ainda como atribuição a emissão da Declaração de Óbito para mortes com ocorrência domiciliar, quando não há cobertura do serviço de saúde.

“Para nós, a aquisição desses novos veículos é muito importante, porque faremos um transporte mais qualificado nas remoções das pessoas que morrem por causas naturais aqui no Tocantins. Não esquecendo da importância de proporcionar, aos servidores, mais segurança e conforto no dia a dia”, destacou a gerente do SVO, Luzia Rodrigues.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.