Sexta, 01 de Março de 2024 08:52
63 98121-2858
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Audiência na Câmara vai discutir ativismo judicial e legitimidade democrática

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (6) sobre o chamado "ativismo...

01/12/2023 21h36
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Will Shutter / Câmara dos Deputados
Will Shutter / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (6) sobre o chamado "ativismo judicial" e a legitimidade democrática.

O presidente do colegiado, deputado Rui Falcão (PT-SP), foi quem pediu o debate. Ele argumenta que, nos últimos dois anos, houve muita discussão sobre os limites constitucionais da atuação das Forças Armadas.

Continua após a publicidade

Alguns, afirma o deputado, entendem que as Forças Armadas seriam uma espécie de poder moderador e deviam desempenhar o papel de árbitro de conflitos interinstitucionais. "De outro lado, pugnou-se pela interdição, em absoluto, dessa função moderadora", acrescenta Falcão.

Por isso, ele defende a importância de se identificar os limites e possibilidades da atuação das Forças Armadas.

Continua após a publicidade

Legitimidade democrática
A audiência também vai discutir o ativismo judicial. Rui Falcão afirma que existe um amplo debate contemporâneo sobre o que se convencionou chamar de ativismo judicial. "Se ele existe (ou não), o que é ativismo, quais seus limites dentro das democracias constitucionais, suas dimensões, em que contextos a atuação do Judiciário, em especial das Supremas Cortes, pode, ou não, ser mais incisiva ou particularista."

Continua após a publicidade

Segundo o deputado, os dois debates "se conectam umbilicalmente com a defesa das instituições democráticas".

A audiência será realizada no plenário 1, a partir das 14 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.