Segunda, 22 de Julho de 2024 20:29
63 98121-2858
Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves realizam a terceira edição do evento Mulheres das Águas

Expectativa é reunir mais de 600 mulheres, que irão participar de palestras, oficinas, atividades em grupo e relato de experiências

17/06/2024 20h06
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Segunda edição dos Mulheres das Águas II em 2023, realizado no Colégio Agropecuário de Natividade, superou expectativa com a participação de cerca de 500 mulheres - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Segunda edição dos Mulheres das Águas II em 2023, realizado no Colégio Agropecuário de Natividade, superou expectativa com a participação de cerca de 500 mulheres - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Com destaque para o protagonismo feminino na gestão dos recursos hídricos, tem início nesta quarta-feira, 19, no Colégio Agropecuário de Natividade, a terceira edição do Evento Mulheres das Águas com o tema: Água nos Une: Conhecer e Entender para Preservar.Mulheres na Gestão dos Recursos Hídricos.

O evento que prossegue até sexta-feira, 21, é organizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA), Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e colaboração da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), além de contar com o apoio de outros instituições da iniciativa pública e privada.

A expectativa é reunir mais de 600 mulheres, que irão participar de palestras, oficinas, atividades em grupo e relato de experiências. O público feminino ainda terá acesso a exames de colo de útero, mamografia e papa nicolau que serão disponibilizados pela Secretaria de Estado da Mulher e Hospital do Amor. Será oferecido ainda pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) testes e análises para verificar a qualidade da água. Além disso, o evento terá certificação de cursos e palestras pela Unitins.

Continua após a publicidade

­“Não tem um caminho melhor do que chamar as mulheres para o centro das discussões, para serem as grandes protagonistas da defesa do meio ambiente e das águas”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Marcello Lelis.

Continua após a publicidade

Na programação a realização de cerca de20 painéis sobre diferentes temas com foco no uso da água de forma sustentável. O idealizador do evento, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA), Mário de Sena Filho, destacou que o encontro visa a valorização e a integração das mulheres da região na gestão das águas da bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves.

Continua após a publicidade

“Esse evento é uma homenagem e uma forma de valorizar e envolver as mulheres nas atividades do Comitê do Manuel Alves. Nada mais apropriado para a preservação das águas do que a sensibilidade e o bom senso feminino”, celebra Mário de Sena Filho, presidente do CBHRMA. Mário de Sena ressalta ainda a importância da colaboração da iniciativa instituições públicas e privadas na realização do evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.