Segunda, 22 de Julho de 2024 19:35
63 98121-2858
Brasil Jamais Será

Lula quer desconstruir o 7 de setembro, data da Independência do Brasil

Críticos apontam que essa proposta de Lula pode ser vista como uma tentativa de diminuir o valor do 7 de Setembro

05/07/2024 11h23
Por: Pablo Carvalho
Lula quer desconstruir o 7 de setembro, data da Independência do Brasil

Lula (PT) sugeriu nesta quinta-feira (4) que o 2 de Julho também seja uma data oficial da Independência do Brasil, além do 7 de Setembro. A declaração, feita durante o evento de lançamento de um laboratório científico público em Campinas (SP), levantou questionamentos sobre a intenção do petista de desconstruir a importância do 7 de Setembro para os brasileiros.

Lula argumentou que o 2 de Julho, data que marca a expulsão definitiva dos portugueses do Brasil em 1823, em Salvador (BA), é igualmente significativa. Ele destacou a luta e a participação heroica de mulheres nessa data, sugerindo que a verdadeira independência foi consolidada neste evento.

Entretanto, críticos apontam que essa proposta de Lula pode ser vista como uma tentativa de diminuir o valor do 7 de Setembro, uma data profundamente enraizada no patriotismo brasileiro. O tradicional 7 de Setembro, celebrado com desfiles cívicos e homenagens, é uma data simbólica para os patriotas, marcando o grito de independência às margens do Ipiranga em 1822.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.