Segunda, 22 de Julho de 2024 20:33
63 98121-2858
Brasil Santa Maria

Veja como vai ficar o memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss

O presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Gabriel Rovadoschi Barros, destacou a importância do memorial

10/07/2024 14h43
Por: Pablo Carvalho
Veja como vai ficar o memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss

Começa nesta quarta-feira (10) a construção do memorial da Boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do RS, no mesmo prédio onde funcionava a boate. As obras visam homenagear as 242 vítimas que morreram no incêndio de 27 de janeiro de 2013, além dos 636 feridos e seus familiares. Um ato simbólico, marcado para as 9h, contará com a presença de familiares, sobreviventes, entes públicos e moradores, iniciando a remoção do letreiro e da porta principal.

O presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Gabriel Rovadoschi Barros, destacou a importância do memorial: "Para além de uma construção de tijolo e cimento, é uma construção que se inicia na palavra e carrega muito a história consigo". Parte dos objetos retirados do local comporá um acervo para uma exposição itinerante, com o objetivo de preservar a memória e conscientizar sobre a tragédia.

O projeto do memorial, elaborado pelo arquiteto paulista Felipe Zene Motta, foi escolhido em um concurso realizado no dia 10 de abril de 2018, entre 121 propostas. Com área de 383,65 metros quadrados, o memorial contará com um jardim central e 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima. O prazo para a conclusão das obras é de oito meses.

Continua após a publicidade

Nos últimos dias, a empresa responsável pela construção já iniciou a remoção de alguns itens e a colocação de tapumes na fachada. A primeira etapa das obras inclui a definição dos itens que farão parte do acervo, a remoção do telhado e a classificação dos resíduos no local.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.