Agentes do GSI filmaram e tentaram intimidar brasileiros que vaiaram e xingaram Lula no Chile. Durante uma cerimônia no Palácio La Moneda nesta segunda-feira (5), em Santiago, o presidente Lula (PT) foi alvo de vaias e insultos. Agentes responsáveis pela segurança de Lula filmavam os manifestantes.
Lula chegou à capital chilena na noite de domingo (4) e a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do governo no YouTube. No vídeo, além das vaias, foi possível ouvir xingamentos dirigidos ao presidente brasileiro.
Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, logo após manifestantes gritarem "ladrão", "safado" e "vagabundo" um agente do GSI se aproxima e aborda um dos críticos de Lula: “Licença senhor, pode se identificar por favor?”. A ação foi vista como uma tentativa de intimidação por parte dos agentes.
Além da cerimônia, o presidente brasileiro participou de uma cerimônia de oferenda floral no monumento a Bernardo O'Higgins. A visita ao Chile faz parte de uma série de compromissos internacionais de Lula.
🚨BOMBA - Agentes do GSI de Lula estavam filmando os brasileiros que o vaiaram ontem no Chile!
— SPACE LIBERDADE  (@NewsLiberdade) August 6, 2024
“Licença senhor, pode se identificar por favor?”, diz o agente pic.twitter.com/2O9yQAk5nb