O céu da cidade chinesa de Chengdu surpreendeu a todos no último domingo (18) ao exibir um fenômeno óptico raríssimo: sete sóis enfileirados, criando uma imagem que parecia saída de um filme de ficção científica. A cena foi capturada por um morador local e rapidamente viralizou nas redes sociais, fascinando internautas ao redor do mundo.
Apesar da visão extraordinária, especialistas explicam que o fenômeno é perfeitamente compreensível pela Física. A imagem foi causada por dois processos físicos conhecidos como refração e dispersão. A refração ocorre quando a luz muda de direção ao atravessar um meio com densidade diferente, enquanto a dispersão separa componentes de uma onda ao passar por um meio devido à variação da velocidade da onda em relação à sua frequência.
O coordenador de Física dos Colégios Matriz Educação usou um exemplo simples para ilustrar o efeito da refração, comparando o fenômeno ao que acontece quando olhamos um lápis dentro de um copo d’água: ele parece estar quebrado. No caso do céu chinês, as condições climáticas e a posição da Terra em relação ao Sol contribuíram para a criação da ilusão dos sete sóis.
A cena extraordinária não só impressionou quem estava em Chengdu, mas também capturou a imaginação de pessoas ao redor do mundo, mostrando como a natureza ainda pode nos surpreender com suas curiosidades e mistérios.
Com imformação do Plenjo News.
â›…ï¸Â🇨🇳 Sete sóis aparecem devido ao reflexo da luz no céu na China
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 21, 2024
Os moradores de Chengdu, na província de Sichuan, no sudoeste da China, observaram o incrível fenômeno óptico de sete sóis.
No entanto, o fenômeno não tem nada a ver com sinais apocalípticos, é explicado pela… pic.twitter.com/PfMb6PBlTW