Mesmo com a determinação de bloqueio do X (antigo Twitter) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o acesso à rede social segue disponível para os clientes da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk. A maioria dos provedores de internet no Brasil já cumpriu a ordem, mas o serviço da Starlink ainda funciona normalmente.
Enquanto outras operadoras bloquearam o X, clientes da Starlink informaram que continuam navegando na rede social. Especialistas confirmaram, por meio de testes, que a plataforma de Musk permanece acessível via conexão da Starlink, sem qualquer restrição.
O cumprimento da ordem de bloqueio será fiscalizado pela Anatel a partir de segunda-feira (2). Até o momento, a Starlink não respondeu às notificações da agência nem aos contatos da imprensa.
Notificações também poderão ser enviadas às empresas que fornecem internet para as bases terrestres da Starlink no Brasil, possibilitando o bloqueio do acesso ao X antes que o sinal chegue aos clientes da empresa. Dessa forma, a medida poderia finalmente interromper o acesso à rede social pelos usuários da Starlink no país.
Com informações de AE