Internautas brasileiros relataram que conseguiram acessar a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, sem o uso de VPNs. O bloqueio do serviço no país havia sido determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no final de agosto, após a plataforma não cumprir exigências judiciais, mas alguns usuários começaram a notar a liberação nesta semana.
Os primeiros relatos apareceram na terça-feira (17), quando pessoas brincaram sobre a situação nas redes sociais. "Eu simplesmente entrei no Twitter e ele estava funcionando", comentou um internauta. A surpresa foi tanta que rapidamente as hashtags "O Twitter voltou" e "Alexandre de Moraes" figuraram entre os assuntos mais comentados na plataforma.
Procurado pelo UOL, o STF afirmou que está ciente do ocorrido e que aparenta ser uma falha no bloqueio de algumas redes. Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por garantir que o bloqueio seja cumprido, recomendou acionar o STF para mais esclarecimentos e informou que "não houve mudança na decisão".
Desde 30 de agosto, o X está bloqueado no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes. O motivo foi o não cumprimento de ordens judiciais, como a nomeação de um representante legal no país.
Com informação do Pleno News.