Durante uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova Iorque, a primeira-dama, Janja da Silva, impediu que uma pergunta sobre a Venezuela fosse traduzida para o presidente Lula. No momento em que uma jornalista perguntou sobre quem deveria ser o próximo secretário-geral da ONU e se poderia ser um brasileiro, a primeira-dama interveio antes que o tradutor concluísse.
"Não explica, gente!", repreendeu Janja, cortando a tradução da pergunta, o que impediu Lula de responder. O presidente seguiu seu caminho sem abordar o tema.
O relacionamento entre Brasil e Venezuela tem sido um tópico sensível. Lula evita classificar o governo venezuelano como uma ditadura, embora já tenha se referido ao regime como "muito desagradável". A intervenção de Janja na coletiva chama atenção para a constante tentativa de evitar perguntas espinhosas sobre o tema.
Essa postura do governo brasileiro tem gerado críticas, especialmente em fóruns internacionais onde o posicionamento do Brasil em relação à Venezuela é constantemente questionado.
Com informação do pleno News.
Ver essa foto no Instagram