O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez duras críticas ao presidente Lula (PT) em um vídeo divulgado hoje (30), afirmando que o chefe do Executivo mentiu ao falar sobre o combate à fome no Brasil. O ataque veio após Lula ter afirmado, durante um encontro com o magnata da Microsoft, Bill Gates, que havia acabado com a fome no Brasil em 2014 e que, em 2023, já teria retirado 24,5 milhões de pessoas dessa condição.
Ferreira contestou os dados apresentados por Lula, que, segundo o presidente, teria assumido o governo em 2023 com 33 milhões de brasileiros vivendo em situação de fome. Esses números foram retirados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, realizado pela Rede Pessan e divulgado em 2022, que apontava a situação crítica da fome durante a pandemia de covid-19, no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Além de apontar contradições nos dados, o parlamentar mineiro destacou que a insegurança alimentar grave, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), afetava 9,9% da população entre 2020 e 2022, e não os 33 milhões mencionados por Lula. Ferreira ainda lembrou que, durante o encontro, Lula prometeu erradicar a fome no Brasil até 2026.
As divergências entre os números apresentados por Lula e os dados de pesquisas como a da FAO e da FGV Social geraram debates. A pesquisa da FAO indicou que 14,3 milhões de brasileiros enfrentavam fome entre 2021 e 2023, enquanto a FGV apontava que 36% da população brasileira, ou cerca de 77 milhões de pessoas, enfrentavam algum nível de insegurança alimentar em 2021.
Durante o evento em Nova York, Lula recebeu um prêmio da Fundação Bill e Melinda Gates, em reconhecimento às políticas de combate à fome implementadas durante seus mandatos, o que intensificou o debate em torno da veracidade dos dados sobre insegurança alimentar no Brasil.
Com informação do Pleno News.