A confiança dos brasileiros no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu consideravelmente nos últimos meses. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Quaest mostrou que a percepção de que o atual governo é melhor que o de Jair Bolsonaro (PL) despencou 13 pontos, passando de 51% para 38% desde julho. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 25 e 29 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Por outro lado, o levantamento revelou que o percentual de pessoas que acham os dois governos semelhantes aumentou de 8% para 22%. Já os que consideram o governo Bolsonaro superior ao atual caiu três pontos, ficando em 33%.
O cenário econômico também preocupa grande parte dos entrevistados. Segundo o levantamento, 61% acreditam que o poder de compra do brasileiro é menor do que no ano passado, enquanto apenas 18% acham que houve melhora. Outros 19% disseram que não sentiram mudanças em relação a 2023.
Quando questionados sobre a situação geral da economia, 41% afirmaram que o país piorou nos últimos 12 meses, e 33% disseram que houve melhora. Para 22% dos brasileiros, a economia permaneceu estagnada, enquanto 4% não souberam responder.
A pesquisa reflete uma crescente insatisfação com o rumo das políticas econômicas e sociais do governo Lula, levantando dúvidas sobre a continuidade da confiança no futuro do país.
Com informação do Pleno News.