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Fake News

Fake News

Por: Carlos Manhanelli
25/10/2019 às 15h51 Atualizada em 25/10/2019 às 18h51
Fake News

Começou essa semana uma comissão parlamentar na Câmara Federal para discutir as fake news. O primeiro problema é conceituar o que é esse fenômeno que ganhou as páginas dos noticiários de todo o país. Fake News são noticias falsas ou deturpação de um fato, que é colocado como verdade.

Foram muito usadas nas guerras e nas campanhas eleitorais de todas as formas. Panfletos eram jogados de avião no território inimigo para que se espalhassem noticias falsa ou deturpada para a população, levando a ter informações e conceitos errôneos.

Da mesma forma, impressos foram utilizados em campanhas eleitorais para disseminar falsos fatos sobre políticos e candidatos. O que assistimos hoje, através da internet, é uma explosão do uso dessas mensagens pela facilidade de produção e difusão por qualquer pessoa. Nesse universo estão vídeos e áudios adulterados, em que uma imagem de um indivíduo ou personalidade pode pronunciar um discurso ou um texto de forma fabricada.

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Fabricam-se fatos e versões completamente deturpadas e, com tal consistência de parecer verídico, que muitas pessoas passam a acreditar piamente neles.  O mais importante para que uma fake news se torne altamente prejudicial, é a versão de um fato verdadeiro, onde, através desta versão deturpada, se envereda para o caminho da inverdade sobre um fato verdadeiro.

Isso coloca uma pseuda credibilidade a versão, levando incautos a até compartilharem e aumentarem a abrangência da fake news.

Concluindo: Chama-se fake porque são noticias e informações forjadas, falsificadas, alteradas, fabricadas e inventadas sobre fatos. Pode-se pegar um fato verdadeiro e distorcê-lo, tornado o fato meio verdadeiro meio falso. Pode- se inventar um fato. O problema não está somente em ser fake, mas no caráter maligno, para destruir reputações.

Usada nas campanhas eleitorais, as fake news pode ter tanto um sentido negativo, para prejudicar um candidato, quanto positivo, para fortalecer a imagem de um dos concorrentes usada como alternativa destrutiva ao verdadeiro marketing político eleitoral. O mais importante é que devemos ficar atentos e não acreditar em tudo o que é veiculado, principalmente sobre políticos e candidatos. Checar em sites oficiais te dará a certeza de que a noticia é ou não verdadeira.

Assista em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=-t6X6cQ8SoI

Carlos Manhanelli

Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Fundador e Presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos), atua na área de consultoria em comunicação política e marketing eleitoral desde 1974 coordenando várias campanhas no Brasil, na América Latina e África (298 jobs políticos).

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